A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS PARA O TERAPEUTA

Assim como não vemos o ar que respiramos, nossas mãos também podem concentrar boas energias tanto quanto ruins

Sendo uma das ou até mesmo “a” principal ferramenta utilizada em uma boa sessão de massagem, os terapeutas e profissionais da massagem precisam ter um cuidado especial em relação à higiene de suas mãos não só no fim de uma sessão de massagem, mas antes também.

Confira neste artigo os principais cuidados que nós, terapeutas e profissionais da saúde precisamos ter em relação a higiene de nossas mãos.

POR QUE LAVAR AS MÃOS?

Muitos profissionais ainda não entendem a razão e a importância da lavagem prévias das mãos. Claro que em um primeiro momento é o da higiene propriamente dita, ou seja, retirar odores, suor, sujeiras, gorduras, bactérias, etc.

Vale ressaltar a importância do terapeuta sempre estar com as unhas bem aparadas e limpas, afinal, como somos profissionais da saúde, higiene é fundamental.

É importante o cliente notar que você trabalha com suas mãos bem limpas e sem qualquer odor, de maneira a não incomoda-lo, pois certamente você irá num determinado momento colocar suas mãos próximas ao rosto dele.

Gosta muito de massagem? Então curta!

PELO ASPECTO HOLÍSTICO

O segundo aspecto sobre a importância de termos uma boa higienização de nossas mãos seria o holístico, ou seja, a purificação energética.

Nossas mãos ficam impregnadas de energias nocivas diárias quando manuseamos dinheiro, cumprimentamos outras pessoas, etc.

Tais energias podem ser transferidas para o campo energético do cliente, uma vez que está sendo tocado por nós. Diante disso, devemos sempre lavar as mão em água corrente, pois a água tem uma grande força purificadora.

Mesmo que você ache que não absorveu nada ou até mesmo não acredita nisso, lave as suas mão e os braços, do cotovelo para baixo, com água corrente e sabão depois de cada sessão, deixando água fria correr sobre elas por alguns segundos. Este é um ato simples e resumido, porém eficiente e de purificação.

A importância de lavarmos as mãos

A ENERGIA E A ÁGUA

Quem nunca viu filmes de artes maciais, monges onde os mesmos vão meditar embaixo de uma cachoeira de águas correntes?

Naquele momento, (além de meditarem), eles estão se livrando das vibrações negativas eventualmente assimiladas e retirando toda a carga e energia nociva, coletadas e adquiridas em suas mãos, braços pernas, ou seja, no corpo todo. Então podemos dizer que o ato de lavarmos as mãos é um pequeno resumo desse processo.

Alguns profissionais não procedem assim por desconhecimento, por choques de culturas ou por associar tal procedimento a alguma conotação religiosa. Mas a grande verdade é que tais energias nocivas se aderem ou assimilam em nosso sistema energético, tornando-as, posteriormente, mais difícil livrar-se delas.

Tomamos como exemplos as famosas benzedeiras dos interiores de nosso país com deformações (artrites) nas articulações dos dedos. Além disso, tais energias podem causar ao massoterapeuta mais sensível, uma certa irritabilidade, além de contaminar o seu próximo cliente.

ALTERNATIVA EM CASO DE AUSÊNCIA DE ÁGUA

Na ausência da água, uma alternativa no campo energético, porém, não tão eficaz e podendo trazer interpretações e conotações religiosas para os leigos, é sacudir as mãos com força, vigorosamente, como se estivesse secando as mãos molhadas, para remover a energia estática e estagnada.

Durante o ato de sacudi-las, imagine que os fragmentos aderidos serão expulsos pelas extremidades, deixando sua aura limpa, devolvendo-lhe assim, sua luz. Porém, nunca sacuda suas mãos em direção aos seus pés, em direção de outras pessoas por sobre a cadeira ou maca. Você não a vê, como também não vê o som, o ar, etc, mas a energia nociva adere aonde você a jogar. Por isso, faça tal procedimento direcionado ao ar livre e deixe a cargo da Mãe natureza que é especialista em transmutar tais energias, assim como, por exemplo, as árvores fazem a fotossíntese.

E VOCÊ? QUAIS OS CUIDADOS TEM NO SEU DIA A DIA? COMENTE!

A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS PARA O TERAPEUTA
4.5 (90%) 6 votes
Escrito por Raul Melício Câmara Carioca, shiatsuterapeuta, massoterapeuta, reflexoterapeuta e terapeuta holístico reikiano nível 03. Participante ativo no mercado de massoterapia desde 2003.

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

3 Comentários em A IMPORTÂNCIA DA LAVAGEM DAS MÃOS PARA O TERAPEUTA

  1. Cirlei disse:

    Quero deixar um recadinho muito importante, quando estiver massageando sua cliente fique com os pés nos chão para que não absorva as energias negativas ok.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *