A MASSAGEM COM O CLIMA FRIO

Independente do clima, a massagem é uma ótima aliada para promover bem estar e cuidar da sua saúde

Em dias de clima frio, mesmo que não seja no inverno, algumas atividades rotineiras se tornam um verdadeiro ato de coragem!

Quem aqui nunca reclamou de ter que sair da cama quentinha para ir ao trabalho ou mesmo pensou duas vezes antes se despir e tomar banho?

E como você reage à ideia de permanecer por mais ou menos uma hora somente com roupa íntima para receber uma massagem com o clima frio? Loucura? Insensatez?

Tanto para quem recebe, quanto para o terapeuta que aplica a massagem, alguns cuidados devem ser tomados durante esses dias com temperatura mais baixa. Vejamos!

NOSSO CORPO COM O CLIMA FRIO

Tanto no inverno quanto no verão, nosso organismo reage de acordo com a temperatura externa. Nos dias de clima frio, nosso organismo pode apresentar os seguintes sintomas:

Gosta muito de massagem? Então curta!
  • Mãos e pés gelados
  • Enrijecimento muscular
  • Dores nas articulações
  • Dores musculares
  • Gripes e resfriados
  • Pele seca

massagem nas costas em dia frio

O QUE A MASSAGEM PODE FAZER POR NÓS

Nos dias frios é muito comum sentirmos o corpo dolorido e tenso e até aquela “alongadinha” mais simples do dia a dia parece se tornar um grande desafio. Isto se dá pelo fato de que, nos dias mais frios, nossa circulação fica mais lenta e corremos o risco de sofremos lesões musculares.

Conforme abordado no artigo “Benefícios da Massagem“, pensando na prevenção de lesões e nosso bem estar, a massagem é nossa grande aliada, pois ao recebermos massagem, a circulação sanguínea é estimulada e além de aquecer nossa musculatura e aliviar dores, toxinas e resíduos metabólicos de nosso organismo são liberados durante uma sessão.

Durante uma sessão de massagem, nosso sistema imunológico também é fortalecido, o que serve como prevenção de gripes e resfriados tão comuns em épocas mais frias devido estarmos mais vulneráveis.

Por aumentar o fluxo sanguíneo durante uma sessão, a massagem também é uma excelente forma de evitarmos o ressecamento e envelhecimento precoce da pele devido o clima frio.

TERAPEUTAS: COMO REDUZIR A SENSAÇÃO DE FRIO?

Para os terapeutas é essencial que seus clientes estejam devidamente confortáveis durante a massagem. Por isso, a climatização da sala é um requisito que merece atenção especial.

Para a terapeuta Jéssica Lambert, este é um ponto que merece foco:

Nos dias de temperaturas mais baixas, os clientes continuam desejando muito a massagem, mas ficam com medo do frio. Uma das coisas que devemos pensar é no conforto. Cuidado total e atenção com esse cliente!

Se caso o terapeuta ainda não tenha um aquecedor na sala, a terapeuta Jéssica relata que deixa sua manta térmica ligada antes do atendimento e desta forma ela consegue aquecer o local para que quando o cliente entre na sala o ambiente já esteja devidamente climatizado.

Durante a massagem, o cliente pode permanecer com a manta ou lençol por cima do corpo e somente a parte massageada deve ser descoberta.

Um dos benefícios da manta térmica é que este equipamento ajuda a acelerar o metabolismo através da emissão de calor além de deixar o cliente totalmente aquecido e evitar que ele se contraia ou tensione durante a massagem devido ao frio.

Nos dias mais frios é recomendável utilizar óleo de massagem ao invés de creme de massagem, pois o óleo se aquece bem mais rápido que o creme. Lembre-se sempre de não passar o creme frio diretamente no corpo do cliente para que ele não sinta a diferença de temperatura.

Antes de tocar o cliente para iniciar a massagem, é imprescindível que o profissional aqueça suas mãos antes e durante o atendimento. Vale se atentar em relação à temperatura do corpo do cliente bem como não deixar os pés dele descobertos.

AQUECENDO OS PÉS ANTES DA MASSAGEM

Uma boa prática antes da massagem propriamente dita é dar um carinho especial aos pés do cliente.

Assim como as mãos, nossos pés são as primeiras partes do corpo a resfriar. Portanto, o escalda-pés é uma solução para já iniciarmos um bom atendimento, pois já estabelecemos o processo de relaxamento, além de aquecer muito rápido os pés e pernas.

Escalda pés para dias frios

CUIDADOS PARA QUEM RECEBE A MASSAGEM

Vale lembrar que estar bem agasalhado nos dias de clima frio ajuda muito a manter a temperatura do corpo, portanto, antes de ir ao espaço terapêutico/clínica para receber a massagem se agasalhe bem!

Após a massagem é recomendado não sair imediatamente do local, pois o corpo está aquecido devido à massagem e há grande risco de choque térmico.

Vale ressaltar a importância dos chás nos dias mais frios. O chá verde é uma boa recomendação, pois é considerado um dos melhores termogênicos naturais (substâncias que mantém o metabolismo acelerado e aumentam a temperatura do corpo).

E VOCÊ, TEM ALGUMA RECOMENDAÇÃO PARA NOS DAR QUANTO A MASSAGEM COM O CLIMA FRIO? DEIXE SEU COMENTÁRIO!

A MASSAGEM COM O CLIMA FRIO
4.44 (88.89%) 9 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

7 Comentários em A MASSAGEM COM O CLIMA FRIO

  1. Elaine Ramos disse:

    Eu uso ar condicionado com ar quente e cubro o cliente com manta/cobertor. No meu espaço eles tomam banho antes e depois da massagem, o que é ótimo porque ajuda no relaxamento mas aumenta o cuidado que devo ter com a temperatura do corpo deles para evitar choque térmico.

  2. Edson Franco Penteado disse:

    Muito boa a forma de apresentação das matérias, destacando os assuntos de acordo com a maior incidência de consultas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *