AS 5 DIFICULDADES MAIS COMUNS DE UM MASSOTERAPEUTA RECÉM-FORMADO

Conheça as dificuldades mais comuns de um massoterapeuta recém formado

Que a atividade de massoterapia é uma benção para poucos, todos sabem! Não é verdade?

São anos conciliando trabalho fixo com estudo para um dia nos tornarmos um massoterapeuta formado.  Para muitos é o fim de um ciclo, porém, na realidade, este é só o início de uma longa jornada para quem quer ser um massoterapeuta de sucesso.

Destacamos neste artigo, as 5 dificuldades mais comuns de um massoterapeuta recém-formado. Confira!

1º – INSEGURANÇA EM TROCAR O TRABALHO FIXO PELO AUTÔNOMO

Muitos brasileiros passam anos estudando com o intuito de conseguirem bons empregos em empresas privadas e/ou cargos públicos.

Quando alguém se “arrisca” ao empreendedorismo ou atuação como autônomo, este sofre uma pressão muito grande da família e até mesmo certa insegurança se realmente vale a pena se arriscar em algo do qual não se conhece ainda.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Para os massoterapeutas recém-formados, esta é uma das primeiras dificuldades, pois há aquela sensação de se ter um trabalho fixo e “abandoná-lo”, causa certa desconfiança, o que é normal, podemos ressaltar.

Para a massoterapeuta Joceli Cândido não foi diferente!

“Após a formação fiz uma reflexão e perguntei para mim mesma: E agora?
Fiquei um tanto insegura. Será que iria conseguir me manter com esse tipo de serviço?
Foi por isso que levei algum tempo pra atuar na área, pois eu tinha várias dúvidas e estava insegura.”

2º – COMO INICIAR COM AS ATIVIDADES DE MASSOTERAPEUTA

Uma dúvida muito comum dos estudantes de massoterapia é em qual segmento atuar.

Esta é uma dúvida um tanto quanto que positiva, pois a massoterapia possui diversos campos de trabalho e é necessário conhece-las para que você possa se identificar com alguma delas e se especializar no segmento.

Para a massoterapeuta Mayara Ribeiro, tudo fluiu em uma perfeita sintonia.

Logo que decidi deixar meu trabalho fixo para atuar como autônoma, comecei a procurar eventos com empresas que trabalhassem com Quick Massage.
No Dia Internacional da Mulher deste mesmo ano de 2012, fui trabalhar em um evento de uma empresa, através da consultoria Conceito Zen. Fiquei muito feliz! E fiquei mais feliz ainda, porque nesse mesmo evento conheci uma massoterapeuta que trabalhava há muito tempo em eventos em empresas e disse-me que em uma das empresas da qual ela trabalhava estava precisando de um terapeuta. Não pensei duas vezes! Aceitei!
Lembro que o evento do Dia da Mulher foi em uma quinta-feira. Fui fazer a entrevista na sexta-feira e na segunda feira já estava trabalhando.

3º – QUANTO COBRAR PELO ATENDIMENTO PARTICULAR

Trabalhar em eventos de Quick Massage é uma ótima oportunidade para conhecer outros profissionais mais experientes da área, praticar um pouco das técnicas de massagem aprendidas no curso, além de já iniciar uma experiência saudável com o toque.

Atuar nestes eventos pode até lhe gerar uma boa renda, porém, esta não é e não deve ser sua única fonte de renda, pois nestes eventos o desgaste físico é imenso, o que pode prejudicar sua “vida útil” como massoterapeuta.

Ter clientes particulares lhe dá uma maior liberdade de gerir seu tempo além de ser muito mais rentável do que trabalhar em eventos. Mas para o massoterapeuta recém-formado surge a dúvida: Quanto cobrar pelo atendimento?

Já vi valores extremos e me pergunto muitas vezes quanto é justo para mim e quanto é justo para meu cliente”, relata a terapeuta Mayara.

Identificar seu público alvo é o primeiro passo que o profissional precisa saber para poder saber quanto cobrar pelo seu trabalho.

consultorio de massoterapia

4º – DIFICULDADE NA GESTÃO DO TEMPO PARA SE ATUALIZAR

Como citado no início do artigo, engana-se quem pensa que ao concluir o curso de massoterapia já está totalmente apto para atuar na área.

O corpo humano é muito complexo e nossa profissão exige o estudo contínuo, principalmente para aperfeiçoarmos nossos conhecimentos em anatomia, fisiologia, patologias, etc.

Por trabalhar em eventos de massagem ou com atendimentos particulares, o desgaste com os atendimentos e locomoção entre um cliente e outro, podem desestimular o profissional de continuar seus estudos.

Minha maior dificuldade é arrumar tempo pra fazer outras especializações”, comenta Joceli.

O profissional que quer se destacar no mercado de trabalho precisa estar sempre se atualizando com cursos de aperfeiçoamentos além de reciclagens constantes.

5º – ABRIR ESPAÇO PRÓPRIO OU CONTINUAR COM EVENTOS E ATENDIMENTOS PARTICULARES

Esta é sem dúvida, uma das principais dúvidas do massoterapeuta recém-formado.

Trabalhar em eventos de massagem é a forma “mais fácil” de entrar no mercado de trabalho da massoterapia. É uma atividade que pode gerar uma boa renda, mas o desgaste físico é um “contra” muito ressaltado pelos profissionais mais experientes.

O atendimento particular é uma das atuações mais rentáveis para o profissional, porém, saber quem é seu público alvo, quanto cobrar e ter uma boa gestão do tempo são algumas das principais preocupações dos profissionais.

Ao escolher abrir seu próprio espaço para atendimentos de massagem, o massoterapeuta assume algumas responsabilidades das quais precisa ter conhecimento para uma gestão segura do negócio. São elas: Impostos, custos fixos, custos variáveis, finanças, técnicas de negociação, planejamento de marketing, entre outros.

Hoje em dia, trabalho atendendo em domicílio com dia e hora marcado, mas futuramente quero ter também o meu espaço, acho que vale a pena. Estou conquistando o mercado para isso!”, ressalta Joceli.

CONCLUSÃO

Relatamos as 5 dificuldades mais comuns de massoterapeutas recém-formados para ressaltar a todos os que estão se formando que, o diploma é o primeiro passo para iniciar a carreira de massoterapeuta e ser um bom profissional da área.

A massoterapia exige estudos contínuos e aperfeiçoamentos constantes, além de contato com outros profissionais da área para discussão de casos clínicos e troca de experiências.

Com muita perseverança, humildade e estudo, estas 5 dificuldades apresentadas no artigo serão facilmente superadas e lhe servirão como base para uma excelente carreira como massoterapeuta.

E PARA VOCÊ?
QUAIS FORAM AS PRINCIPAIS DIFICULDADES QUANDO SE FORMOU?

AS 5 DIFICULDADES MAIS COMUNS DE UM MASSOTERAPEUTA RECÉM-FORMADO
3.95 (79.05%) 21 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

56 Comentários em AS 5 DIFICULDADES MAIS COMUNS DE UM MASSOTERAPEUTA RECÉM-FORMADO

  1. GILBERTO disse:

    Eu particularmente trabalho atendendo em empresas(quick massage)também faço alguns eventos , mas o desgaste é muito grande, e atendo também particulares.Meu público alvo são empresas por que atendo um grande número de pessoas em um único lugar.

    • Rafael Lobo disse:

      Pois é Gilberto, atuar somente com Quick Massage em eventos é de certa forma rentável, porém, o desgaste físico é grande, o que pode comprometer nossa saúde a longo prazo.

      Abraços.

  2. Patricia disse:

    Achei bem interessante a publicação, eu por exemplo trabalho como masso desde 2011 e sempre fui bem sucedida na área, atendo mais massagem terapêutica e drenagem , e sempre ganhei muito bem por sinal, pode ser o fato de já ser formada na área da saúde porque também sou educadora física e aqui na minha cidade ajudou bastante na hora de conseguir novos clientes e mante-los .

  3. Sou Massoterapeuta desde 2006 e posso afirmar que esta profissão é muito gratificante. Com muitas dificuldades, sim! Mas, afinal, qual profissão é “molezinha”? Tenho orgulho de ser MASSOTERAPEUTA! Meu início foi difícil, e ainda hoje passo por momentos complicados. Não é fácil comandar o próprio negócio, e ainda assim amo o que eu faço!! Abraço a todos!

  4. AUDERI disse:

    SOU MASSOTERAPEUTA DESDE 2010 E SOU MUITO GRATO POR TRABALHAR NESSE RAMO, O MEU PUBLICO ALVO SÃO OS ATLETAS E ESTES SOFREM COM MUITAS DORES MUSCULARES,, NÃO TIVE MUITA DIFICULDADE DE ENTRAR NO MERCADO DA MASSOTERAPIA, POIS EU SOU ATLETA E ME IDENTIFIQUEI COM O QUE FAÇO HOJE… AQUELES QUE FAZ O CURSO DE MASSAGEM NÃO DESISTEM TUDO NA VIDA TEMOS QUE ENTRARMOS COM CORAGEM E DETERMINAÇÃO. QUANDO HÁ DIFICULDADE TEMOS QUE PENSARMOS COMO PONTOS POSITIVOS E OQUE É BOM A MASSOTERAPIA TE DÁ UMA BOA RENDA,,,CUIDAR, TOCAR E RESPEITAR O CORPO A SER TOCADO E A SER CUIDADO..

  5. leda disse:

    pois é acabo de fazer curso técnico de massoterapia, gostaria muito de trab na área mas estou com muita dificuldades,nem sei como começar e nem conheço niguem área.ja vir em clinicas de estéticas mas aqui no rio exigem muito experiencias, em fim !!gostaria de ouvir um conselho..

  6. luis disse:

    comentario que tenho e
    se sua cidade nao for muito desenvolvida e moderna culturamente
    nao entre nem passe perto da massoterapia
    que e decepção somente pessoas inteligentes e modernas valorizam os beneficios de uma massagem..

  7. MARILEUSA MACIEL DE FREITAS disse:

    EU SO TENHO UM CURSO DE MASSOTERAPIA, NAO TENHO CURSO SUPERIOR , EU POSSO MONTAR UMA SALA , E EXERCER O CURSO DE MASSOTERAPIA MONTANDO UM CONSULTORIO ME MANDE A RESPOSTA POR EMAIL, OBRIGADO.

  8. Maria Lucia disse:

    Não tenho curso superior, apenas o curso técnico em Massoterapia e conhecimentos holísticos. Posso montar um gabinete e exercer essa profissão?
    Grata pela atenção
    Lucia

  9. zilda vasconcelos disse:

    Amei seu artigo sou massoterapeuta desde de 2006,sou apaixonada por massagem terapeutica,e realmente concordo com a questao da reciclagem e muito importante,faco sempre tudo relacionado a massagem e issso me tras muitos beneficios, Abracos!!

  10. Rodrigo Nora disse:

    Ola colegas, meu nome é Rodrigo Nora técnico em Prótese Dentária, estudei Fonoaudiologia na PUC-PR por dois anos e desisti. Turismólogo pela Uniandrade. Sou Massoterapeuta formado pelo Ibrate Curitiba. Há mais de 12 anos estou formado em Massoterapia cheguei a cursar uma pós graduação em Parapsicologia. No começo não foi nada fácil trabalhar com a massagem, por muito tempo dividi porcentagem de atendimento nos shoppings e contrato com empresas de atendimento em eventos de quick massage, muitos se identificam com meu perfil pois quem está nesta área sabe do que estou falando… o começo não é fácil é um trabalho de formiguinha onde um conta para o outro e assim começa uma rede de contatos e atendimentos. Pela manhã atendia alguns hotéis, na recepção contato com recepcionista pois, na indicação deixava uma comissão de R$ 10,00 ao recepcionista que me ligasse e marcasse um atendimento no hotel. Tenho a formação de Turismólogo – Turismo e Hotelaria e conheço muito bem este ramo. A comissão tem que acontecer para o sucesso das indicações. As dificuldades já vão desaparecendo, e o trabalho aparece. Assim comecei a em uma área que eu já tinha conhecimento. A hotelaria. Trabalhei em algumas empresas de telefonia: Vivo Claro, Tim, GVT, na época Brasil Telecom, com um consultório próximo da sala do médico do trabalho, nos trabalhávamos juntos em uma equipe multidisciplinar onde o técnico de segurança do trabalho era meu supervisor dentro das empresas. Então pela manhã atendia estas empresas e a tarde shoppings dividindo porcentagem com o espaço que a Tereza Zanchi em todos os shoppings de Curitiba trabalhei como free lance colaborando nos atendimentos na quick massage nas ilhas de quick massage sempre uma Massoterapeuta mulher e um Massoterapeuta homem para compor a ilha de massagem em pontos estratégicos. Montei meu consultório nos fundos da casa da minha mãe ela me cedeu uma sala com um banheiro onde atendia quando voltava das empresas pela manha, dos shoppings a tarde, e a noite tinha meus clientes particulares onde ganhava 100% do atendimento . Durante o dia fazia propaganda para os clientes que em caso de um parente precisando atendia até em domicilio. E meu telefone já não parava mais de tocar. Mudei de cidade, comecei tudo de novo… desistir jamais! Baixei o preço do atendimento e iniciei um outro trabalho formiguinha de cliente traz cliente montei meu consultório tudo novamente e iniciei um trabalho de divulgação em jornais e revistas, escrevi semanalmente em 3 jornais como colunista da saúde. Fui contratado para ministrar um curso de shiatsu em Videira-SC e o curso se estendeu para um curso de quick massage em 6 módulos de finais de semana. Técnicas terapêuticas na maca, na cadeira, no chão e em pé. Fui contratado para ministrar uma palestra em Vitória no Espírito Santo no Congresso da Aeces sobre Técnicas de atendimento em Estética e a ergonomia na cabine da esteticista. Fiz um curso de Pedras Quentes com a Ala Szerman onde eu estava assessorando Ala em sua apresentação no data show. Fechei uma parceria de sucesso com a Escola Interage e formei algumas 10 turmas de profissionais Massoterapeutas em minha região de Santa Catarina. A Clínica Shiatsu Nora e a Escola Interage há 7 anos em Canoinhas-SC formando profissionais e atendendo com técnicas terapêuticas de ajuste postural. Desejo a todos um grande abraço a todos os profissionais que amam o que fazem com amor e carinho e muita atenção para os pacientes que nós atendemos.

    • Emanuela Mazarelle disse:

      Vou começar meu curso agora, espero também conseguir superar as dificuldades que aparecer, adorei a idéia do hotéis.

    • Eliana Silva disse:

      Olá Rodrigo Nora, fiquei muito feliz, com relato de sua experiência. Fiz tb curso de Massoterapia no Ibrate, em Curitiba. Com seu relato, me senti confiante de iniciar um trabalho de formiguinha tb. Inspirador!!!! Prosperidade em sua vida!!!! Muito obrigada!!!

  11. maria de fatima disse:

    Gostei muito desse depoimento porque estou entrando nesta area de massoterapia muito legal . Um abraço desconhecido amigo; muita luz na
    sua trajetória.

  12. Jairo disse:

    gostei muito dos comentários, comecei meu curso agora e to adorando, me sinto desafiado pois já tenho uma boa profissão e quero mudar, da insegurança, tenho fé que serei bem sucedido….

  13. Munike_vieira@hotmail.com disse:

    ola pessoa tudo bem?
    meu curso livre de massoterapia começar semana que vem estou muito animada..
    foi dito no começou do artigo
    eventos de massoterapia
    onde acho esse eventos? pois tenho interesse mas sei como funciona! alguém pode me ajudar nessa duvida?

  14. fernanda disse:

    Estava fazendo o curso somente para não deixar de estudar…
    Estudava pela manhã e tarde trabalhava…mas um dia fiquei sem trabalho e me vi em uma “saia justa” e fui mostrar meus dotes de massoterapeuta…deu tão certo q hj não me vejo fazendo outra coisa…insegurança da sim…mas tem q meter a cara…divulgar…mostrar o q sabe q da td certo.. .. Boa sorte pessoal

  15. Fracilene monteiro disse:

    oi boa tarde !eu tava procurando uma profissão legal pra mim .e descobre que isso e muito bom pra mim.

  16. Larine Florencio disse:

    Ola, já estou enfrentando dificuldades , em entrar na area . Falta alguns dias para eu acabar meu curso Técnico em Massoterapia pela Universidade Nove de Julho ( Uninove). Já mandei vários currículos , e ate agora nada . Não tenho experiência e muitos lugares pedem experiências ou massagens especificas. Gostaria de saber como começar, dicas se devo começar trabalhando com atendimento a domicilio, em casa.

  17. Benedita Borges disse:

    Ola Larene se indeficou com massagem continue pois pode treinar com amigos familia assim vai adquirindo pratica vai em frente estou dois anos no mercado e e o que eu gosto de fazer , boa noite.

  18. Rita L Lente disse:

    Olha!eu sou massoterapeuta Terapeutica e logo que recebi meu certificado reconhecido pelo mec comecei atender em minha casa mas moro no fundo da casa de minha mãe.
    Não achei muito bom.
    Com isso acabei parando por falta de local.
    E até hoje estou com dificuldade para arrumar local.
    Estou precisando de ajuda.

  19. Fernanda K disse:

    Olá.
    Me interessei por esse curso, mas não estou vivevndo meus melhores dias financeiramente e queria saber se há muitos gastos com material durante o curso.

  20. Joana Ribeiro disse:

    Parabéns, ótimo conteúdo. Ajudou bastante.
    Gostaria de enriquecer mais ainda com informações úteis para afiliados.
    Basta clicar no meu nome e saber mais.

    Sucesso!

  21. guilherme eiji oshiro disse:

    esse artigo foi muito interessante eu trabalhava numa clinica no centro de são paulo e resolvi na cara e coragem trabalhar por conta própria e deu certo estou bem graças a DEUS e os meus clientes sempre voltam e me indicam eu fico muito feliz por isso por estar a ajudando outras pessoas

  22. rITA DE CASSIA DOS SANTOS ROCHA disse:

    aMEI TODOS OS COMENTARIOS, ME ANIMEI MUITO, GOSTARIA QUE ME AJUDASSE MANDANDO MODELO DE PROPAGANDA DE MASSAGEM EM BANER. GRATA

  23. rITA DE CASSIA DOS SANTOS ROCHA disse:

    GRATA PELOS COMENTARIOS FOI MUITO EDIFICANTE E ANIMADOR PARA MIM, MANDE PARA O MEU EMAIL COMO FAZER UMA DIVULGAÇÃO EM BANER. GRATA

  24. rejane aurora disse:

    Queria ser enfermeira depois desisti fui trabalhar com idosos aprendi fazer massagens me especializei ,realmente e muito dificil amo ser massoterapeuta respiro massoterapia se gostar do que faz seras um exelente proficional

  25. edillson lopes disse:

    oi bom dia.
    para ser um bom massoterapeuta exige atenção redobrada naõ cair em contradição familiar .
    confie em si mesmo pois seu esforço depende de vc a cada dia.
    lembre se de uma coisa quem faz seu esforço e vc mesmo e naõ sua família pois seja DETEREMINADO A SER A PESSOA QUE VC É NA VIDA.
    OBRIGADO.

    • MARITIELE disse:

      Nossa Edillson, parece que vc escreveu seu comentário pra mim.
      Estou querendo ingressar na área mas não estou tendo muito apoio, mas sou teimosa e vou continuar. Abraços

  26. maria disse:

    Infelizmente era mais facil conseguir trabalho nessa área do que nos dias atuais.
    A empresas querem pessoas já com experiência por exemplo (1 ano) e que tenha comprovação, e outra querem pessoas 1001 utilidades além de massoterapeuta, faça funções de esteticista fora outras funções.Você se especializa em determinada técnica, ai eles querem que vc faça,modeladora,shiatsu,acupuntura etc…etc… Nem todos tem habilidades para diversas funções e muito menos dinheiro pra ta investindo em cursos que estão muito caros.Ai fica dificil conseguir emprego.

  27. elton joâo fedeger disse:

    estou terminando o curso de massoterapeuta! gostaria de dicas, para começar.

  28. Joana disse:

    Olá.

    Podem me ajudar? Ou se conhecem do assunto.

    Abri um MEI apor ir nas palestras do SEBRAE. Sou quase formada em estética e meu negócio terá massagem.

    Mas, me informaram que o MEU no anexo de atividades permitidas não ha NADA com MASSAGEM E BEM ESTAR e sim somente com BELEZA. Como cabeleireiro, maquiagem e afins.

    Isso é correto ?

    Se trabalharei com algumas massagens como enquadro isso ? Legalizo ?

    Preciso mudar de MEI para microempresa antes mesmo de iniciar as atividades?

    Me ajudem por favor.

    Grata.

    Joana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *