COMO FAZER MASSAGEM NOS PÉS

Aprenda a fazer massagem nos pés com nosso passo a passo com fotos

Seja para andar, para caminhar, correr, ou realizar qualquer outra atividade, sobrecarregamos demais nossos pés.

Coitado deles! É uma das partes do nosso corpo que menos damos atenção!

Por vezes usamos sapatos fechados e/ou apertados, sem ventilação e nem sempre precisamos chegar até o fim do dia para sentirmos dor ou algum desconforto.

Por esta razão, iremos mostrar com este artigo um passo a passo sobre como fazer massagem nos pés! Veja também a DICA ESPECIAL que deixei no fim do artigo. Confira!

A IMPORTANCIA DOS PÉS EM NOSSA VIDA

Além de ser a base para nossa sustentação, nossos pés possuem um papel fundamental em nossa saúde.

Gosta muito de massagem? Então curta!

No artigo “o que é reflexologia podal” esclarecemos que nossos pés possuem uma espécie de mapa e que quando ativados pelo toque, alguns pontos conseguem estimular a capacidade que o próprio corpo tem de se curar e promover a saúde.

Neste tutorial, mostraremos algumas manobras de massagem relaxante nos pés com foco apenas em bem estar.

As manobras descritas abaixo, podem ser realizadas também em conjunto com as dicas sobre “como fazer massagem relaxante”, caso tenha interesse em fazer uma massagem mais completa.

COMO FAZER MASSAGEM RELAXANTE NOS PÉS

Sabendo-se que a massagem é capaz de estimular a circulação sanguínea, iremos focar em manobras que irão nutrir e fortalecer a musculatura dos pés promovendo a sensação de bem estar. Confira o passo a passo!

Observação: Realize as manobras abaixo em um pé de cada vez!

  1. Com a barriga para cima, deite a pessoa em um sofá. (A pessoa também pode ficar sentada em uma cadeira normal).
  2. Comece fazendo a higienização dos pés. (Use lenços umedecidos ou toalha levemente pré-aquecida com água). Durante a higienização, envolva o pé com uma das mãos enquanto a outra realiza a limpeza.
  3. Abrace os pés da pessoa fazendo pequenos “amassamentos” com a palma das mãos. (Nem forte nem fraco. Este é um primeiro contato antes de iniciar as manobras). Faça isto em um pé de cada vez.
  4. Realize a rotação do tornozelo sentido horário e anti-horário. 5x cada lado. (Use o bom senso! Nem tão rápido e nem tão devagar).
  5. Com a palma da mão, pressione os dedos dos pés para trás e segure-os por aproximadamente 10 segundos. Sua outra mão deve apoiar o pé, segurando-o no chamado “peito do pé”.
  6. Realize a rotação sentido horário e anti-horário de todos os dedos. Realize o procedimento 3x cada dedo.
  7. Coloque em suas mãos, uma quantidade aproximadamente de 1 colher de chá de óleo próprio para massagem (amêndoa, por exemplo) ou creme neutro de massagem e espalhe pelo pé da pessoa. Nunca “jogue” o óleo ou o creme diretamente na pessoa.
  8. Deslize suas mãos por todo pé para espalhar o óleo (ou creme). Perceba todas as articulações de ossos e perceba também qual é o limite de dor e cócegas da pessoa. Quando perceber isto, você irá identificar qual a pressão necessária para realizar as próximas manobras.
  9. Com seus polegares, faça movimentos circulares por toda a sola do pé (de cima para baixo e de baixo para cima). Repita 3x.
  10. Uma de suas mãos deverá segurar o pé da pessoa próximo ao tornozelo e com a outra mão fechada, você irá girá-la fazendo pressão com os seus dedos na sola do pé.
  11. Agora faça movimentos circulares com seus polegares por todo o “peito do pé”.
  12. Faça deslizamentos com suas 2 mãos no peito e sola do pé. (1 mão na sola e 1 no peito).
  13. Após o deslizamento, feche uma das mãos e dê pequenas batidas na sola do pé. (use o lado do seu dedo mínimo).
  14. Para finalizar o pé, esfregue suas mãos para produzir calor e faça uma espécie de “sanduíche” com o pé. (1 mão na sola e 1 no peito). Permaneça com as mãos por aproximadamente 20 segundos.
  15. Agora no outro pé, repita todos os passos desde a posição “4”.
  16. Após finalizar os passos acima nos 2 pés, faça deslizamentos até a panturrilha da pessoa. (Uma mão em cada pé). Vá massageando todas as partes dos pés.
  17. Agora para finalizar sua massagem nos pés, abrace os dedos de cada pé e permaneça por 10 segundos.

Como fazer massagem nos pés

CONCLUSÃO SOBRE A MASSAGEM NOS PÉS

Qualquer pessoa deve saber como fazer massagem nos pés não só para os casos em que alguém esteja com dores ou câimbras nos pés. A massagem relaxante nos pés é uma forma de presentear alguém que você ame e tenha certeza, ela é capaz de fazer uma grande diferença na vida de quem recebe, mas de quem faz também. Pense nisto!

Veja também: Como fazer massagem nas costas

QUER MAIS DICAS COMO ESTA SÓ QUE COM VÍDEOS?

Algumas pessoas escreveram para mim pedindo que eu realizasse alguns vídeos sobre estas dicas. Saiba você que, um outro terapeuta já realizou este trabalho.

O terapeuta Gerson Queiroz realizou um curso on line onde ele ensina passo a passo como um leigo pode não só fazer massagem nos pés, mas também a massagem completa. Ótima notícia né?

Este curso é todo em vídeo e após a compra no valor de R$ 97,00, você já tem acesso ao conteúdo para começar a acompanhar IMEDIATAMENTE. O valor do curso pode ser parcelado em até 12x e o que mais me chamou a atenção, é que o Gerson garante o reembolso caso você não goste dos vídeos e do material que ele disponibiliza no curso on line.

O nome do curso é “Massagem para Casais”, mas saiba que este curso tem FOCO TERAPÊUTICO. Portanto, segue a linha do nosso site.

Se você tem interesse em aprender como fazer massagem completa, mas não quer se tornar profissional da área, recomendo que acesse o site do curso clicando aqui.

No link acima, você conhece um pouco mais do projeto que o terapeuta Gerson criou.

E VOCÊ? SABE COMO FAZER MASSAGEM NOS PÉS?

COMO FAZER MASSAGEM NOS PÉS
4.26 (85.2%) 150 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

88 Comentários em COMO FAZER MASSAGEM NOS PÉS

  1. simone alcantara disse:

    esto fazendo um curso de massagem me passa umas dicas boas para mim ser uma boa massagista obrigada bejosss

  2. Adorei suas dicas disse:

    Muito bom

  3. João Carlos Gradella disse:

    massagem é tudo de bom, e a cada dia se aprende uma nova dica
    parabéns pelas dicas de Massagem.
    forte abraço.

  4. eliana disse:

    olá , gotaria de saber se uma pessoa com cÂncer pode fazer massagem nos pés e tb no corpo.

    • Rafael Lobo disse:

      Olá Eliana.
      Por ativar a circulação sanguinea, o ideal é que uma pessoa com câncer não receba massagem, exceto com autorização médica.

      Abraços

  5. Nathaly de Melo disse:

    Adorei as dicas! Com toda a certeza vou usa-lás! Obrigada

  6. Renatha Shen disse:

    Site muito original. Obrigada!

  7. fran maia disse:

    Muito bom, massagem nos pés ..estou estudando e tenho muitas curiosidades em me aprofundar cada vez mais…. para que eu possa sentir-me uma profissional dentro dos parâmetros, nesta profissão que almejo.

  8. Rosangela Santos disse:

    Parabéns , as dicas de vcs são ótimas, e nos faz querer saber mais e mais, obrigada, pelo empenho e dedicação.Estou no terceiro semestre do curso de massoterapia, onde engloba várias, técnica, o anmá, a da bolinha, massagem clássica, drenagem finfática, e para o quarto semestre a reflexologia podal, no segundo semestre apresentei um trabalho sobre a massagem com as pedras -quentes e sobre reflexologia, podal, já tinha tido algum conhecimento com a técnica, a das pedras – quentes fiz um curso extra-curricular e amei, mas a reflexologia, me encantou , após terminar , meu curso gostaria muito de me especializar na reflexologia, caso vcs tenham algum curso, gostaria de obter informações.Grata.

  9. Eduardo disse:

    Axei daora.nao intendi sertos termos que vc usou, mas num geral axo q captei. se um dia tiver a oportunidade de massagear os pés de alguém,vou tentarei fazer deste modo.

  10. Marcia Paiva disse:

    Gostei muito das dicas, eu particularmente gosto muito de massagem nos meus pés e também gosto de fazer nas minhas filhas e meu esposo. Gostaria de receber mais dicas de vcs sobre reflexologia. Obrigada!

  11. wilson Grus disse:

    Reflexologia Podal é tudo de bom!

  12. SIDNEY MARINHO disse:

    PARABÉNS PELAS INFORMAÇÕES! GOSTARIA DE SER INFORMADO SOBRE AS ATUALIZAÇÕES NO CAMPO DA MASSOTERAPIA.
    DESDE JÁ AGRADEÇO SIDNEY MARINHO.

  13. Marisete Hernia disse:

    Usei esse colch

  14. lucelia nascimento disse:

    adorei todas as dicas muito bom nota 10

  15. Zenaide A Pacheco disse:

    Adoro massagem nos pés,faço no meu namorado ele adora,Todos devem fazer é muito bom mesmo.

  16. GLAUCINEIA JAEGER SILVA disse:

    Estou fazendo curso de massagista,algumas coisas que vcs passaram,estou aprendendo;mas outras dicas que vocês
    ensinaram vão me ajudar muito.Obrigada pelas dicas;estão de parabéns;uma ótima iniciativa de vocês para nos ajudar.

  17. Dermeval do nascimento disse:

    Gostei muito dessas dica sempre faço essa massagem relaxante em minha esposa

  18. Elaine Ramos disse:

    Sou massagista profissional e eu sempre começo minha massagem
    relaxante pelos pés. Só que antes de iniciar a massagem eu faço uma esfoliação para deixar o pé mais fino e macio, e assim a pessoa sente melhor os toques e fica mais agradável pra se trabalhar também, pois, infelizmente, nem todo mundo tem um pé bem tratado.
    É um cuidado extra que os clientes adoram, uma leve esfoliação feita com um produto de qualidade, depois vc joga água com esborrifador e enxuga com toalha. O pé fica bem macio e o cliente sente a diferença na hora. Eu tenho clientes que fazem massagem com frequência e eles dizem que nunca receberam este carinho de outra massagista. Isso me deixa feliz e fideliza o cliente. Vc também pode esfoliar os cotovelos e joelhos antes de massageá-los com óleo. Dá um pouco mais de trabalho mas o resultado é muito bom. Experimentem

  19. sergio calegare disse:

    achei legal, mas gostaria de saber com fazer a massagem, nos mes próprios pés. obrigado!

  20. carlos junior disse:

    gostei das dicas, fiz na minha esposa e ela gostou e acabou fazendo em mim, obrido tudo de bom.

  21. Eliane disse:

    gostaria de saber mais sobre os cursos de massoterapia obrigado

  22. Aparecida disse:

    Boa tarde
    Adorei as informações, pois para mim foi de grande valia em todas as partes.
    Muitissimo obrigada.
    Gostaris se possivel apresentar mapas de auriculo nos detalhes das partes.
    Grata

  23. Alex Sidinei da silva Ribeiro disse:

    Gostei muito do artigo , muito enriquecedor
    Tira uma dúvida , para se tornar um profissional na área da massagem , basta um curso básico ou apenas com o curso de massoterapia ?

  24. Michael dos santos disse:

    boa noite !
    estou querendo aprender a fazer massagem especialmente nos pés ,gostaria de saber se tem algum curso especifico e bom no mercado que eu possa fazer ,não tenho nenhuma habilidade na área.

    obrigado

  25. ismael p abreu disse:

    gostaria de receber algumas novidades sobre massagem relaxantes.

  26. Fernanda disse:

    amei as dicas!!! trabalho com a UP! Essência e temos um produtos maravilhosos que usamos para fazer o SPA dos Pés vou aplicar essas dicas com certeza !!! querendo conhecer os produtos fale com Fernanda Whats 51 80294540 ou pelo face Fernanda Gomes bjusss

  27. Daniela disse:

    Olá gostei muito dessas dicas .valeu

  28. Vanessa disse:

    Estive pensando em comprar as bolinhas tailandesas parece interessante.

  29. Erika Silvana disse:

    Adoro massagem nos pés,é incrível a sensação de alívio imediato.

  30. Fabrício disse:

    obrigado pelas dicas iniciarei o procedimento hoje, pois, quem ama cuida!

  31. cida disse:

    Eu particularmente estou fascinada com esse técnica, muito bom!
    Obrigada pela dica, vou aproveita-las tanto comigo quanto com a pessoas amada… Ele merece!!

  32. cida disse:

    Eu particularmente estou fascinada com essa técnica, muito bom!
    Obrigada pela dica, vou aproveita-las tanto comigo quanto com a pessoas amada… Ele merece!!

  33. ANA LUCIA S CAMPOS disse:

    A reflexologia nos da firmesa e muito equilibrio sou masso terapeuta e posso afirmar.

  34. ANA LUCIA S CAMPOS disse:

    sou massoterapeuta e posso afirmar que a reflexiologia da muito equilibrioE s@ude ao corpo.

  35. WAGNER RIBEIRO DA VICTORIA disse:

    As dicas de massagem nos pés é muito boa. Eu segui as dicas e a pessoa que eu fiz as massagens gostou muito, me pedi sempre para fazer. Obrigado pelas dicas de massagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *