COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA?

Indicado como tratamento complementar pela OMS a acupuntura é uma prática que tem ganhado diversos adeptos no Brasil

A acupuntura é uma técnica que trata doenças através de estímulos sobre os pontos meridionais identificados sobre o corpo.

Estes pontos se referem aos órgãos correspondentes, e quando estimulados são capazes de criar uma reação em cadeia a partir da ativação dos neurônios cerebrais.

Esta atividade proporciona a liberação de hormônios capazes de agir sobre tal órgão correspondente ao ponto meridiano (canal de energia) estimulado.

Para entendermos como funciona a acupuntura, precisamos entender os fundamentos segundo a filosofia oriental que nos relata que o estímulo através das agulhas ou pressão sobre o ponto identificado, desobstrui as energias concentradas, favorecendo o fluxo da energia vital, regenerando doenças e, melhorando a atividade natural do corpo.

Como funciona a acupuntura

Gosta muito de massagem? Então curta!

PONTOS MERIDIANOS DA ACUPUNTURA

Os meridianos podem ser encontrados em diversas partes do corpo. Para tratar as doenças a partir desses pontos identificados em locais específicos, denominamos os mesmos:

  • Auriculoterapia: Tratamento através dos pontos meridionais da orelha.
  • Reflexologia das mãos: Tratamento através dos pontos meridionais encontrados nas palmas das mãos.
  • Reflexologia podal: Tratamento através dos pontos meridionais encontrados nas plantas dos pés.

AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NA ACUPUNTURA

A acupuntura tradicional trata das doenças através de agulhas muito finas aplicadas sobre cada ponto em específico, mas alguns especialistas na terapia da acupuntura, utilizam calor, pulsos elétricos ou laser para ativar os pontos meridianos e potencializar a possibilidade de cura. Tais técnicas são conhecidas como:

Eletroacupuntura: Esta técnica consiste em utilizar pulsos elétricos sobre as agulhas fixadas nos pontos meridionais específicos.

Sonoacupuntura: Utiliza-se de sons e suas atividades vibratórias para atuar sobre os pontos meridionais específicos.

Acupressão: Nesta técnica os dedos do terapeuta se tornam as ferramentas que iniciam o processo da atividade cerebral e cura. Ele se posiciona sobre o ponto meridional determinado e pressiona a região. Na antiguidade eram utilizadas pedras pontiagudas para alcançar o mesmo resultado.

Moxabustão: A moxabustão trata de estimular os pontos meridionais através do calor proporcionado pela queima de uma erva chamada artemísia. Pequenas sementes também podem ser aplicadas no ponto meridional determinado pelo terapeuta, e, aquecidas.

CONCLUSÃO

Entender como funciona a acupuntura é muito importante, pois esta é uma prática que tem ganhado muitos adeptos no Brasil devido aos seus diversos benefícios para a saúde e divulgação na mídia em geral.

Não é de se admirar que a própria Organização Mundial da Saúde indica a acupuntura como um tratamento complementar para diversos tipos de doenças.

E VOCÊ, JÁ SABIA COMO FUNCIONAVA A ACUPUNTURA? COMENTE!

COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA?
4 (80%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

4 Comentários em COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA?

  1. cleyde nascimento da silva disse:

    ADOREI QUERO PARTICIPA.

  2. eraldo ferraz disse:

    gostaria de mais informaçoes

  3. Solange disse:

    Jà tentei marcar 5 vezes . Mais quando penço nas agulhas dessisto . Vou tentar de novo pois tenho muitas dores nas costas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *