COMO FUNCIONA A AROMATERAPIA?

Entender o funcionamento da técnica e seus efeitos no organismo é o primeiro passo para obter resultados satisfatórios com a aromaterapia

Você sabe como funciona a aromaterapia?
Como abordamos no artigo “o que é aromaterapia?“, a aromaterapia tem a função de tratar diversos tipos de doenças e transtornos através de óleos essenciais extraídos das flores, folhas e caules das plantas.
Os óleos essenciais captados das flores e plantas podem ser exalados em ambientes através de saches perfumados, velas aromáticas e também óleos de massagens e xampus.

OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA

Podemos tirar proveito dos benefícios da aromaterapia quando estamos exaltados demais e sentimos necessidade de relaxar, quando estamos deprimidos ou, com problemas de saúde. A má circulação sanguínea, que ocorre com frequência em pessoas que apresentam diabetes, pode ser solucionada a partir de massagens com os óleos essenciais aromáticos. Assim como auxiliam no tratamento de doenças renais crônicas.

Tratar o estresse através da aromaterapia pode ser a solução para quem pretende evitar o surgimento de várias outras doenças relacionadas com esta condição, como problemas cardíacos e enxaqueca.

COMO FUNCIONA A AROMATERAPIA?

O nosso olfato é capaz de identificar mais de 10 mil diferentes tipos de aromas através da mucosa e dos folículos encontrados no nariz, quando estes são identificados, determinados neurônios em nosso cérebro podem ser ativados, e por consequência, atingem algumas glândulas relacionadas. Tais glândulas iniciam um processo de produção química que deverá agir de acordo com a necessidade do nosso organismo, atuando diretamente no problema.

Cada óleo essencial em específico é capaz de ativar os tipos de neurônios necessários para que nos sintamos melhor a cada inalação.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Como funciona a aromaterapia

COMO SE TRATAR COM A AROMATERAPIA

A aromaterapia serve como um recurso terapêutico e seu tratamento é complementar, assim como diversas terapias que abordamos aqui no blog, ou seja, significa que quando você optar por utilizar a aromaterapia para algum tratamento, tanto o seu médico quanto seu terapeuta deve ser informado desta decisão.

Para obter resultados satisfatórios, o ideal é que se procure um terapeuta com conhecimento específico sobre a aromaterapia. Um bom profissional também saberá indicar os óleos essenciais ideais para cada situação.

CUIDADOS COM O USO DA AROMATERAPIA

Embora a aromaterapia constitua de uma técnica fácil e prática de ser utilizada, esta não deverá ser uma desculpa para a sua utilização sem conhecimento. Muitas plantas possuem propriedades que podem prejudicar a saúde das pessoas. Elas são capazes de alterar os batimentos cardíacos, causar sonolência e até dores de cabeça ou náuseas, portanto, é interessante sempre fazer o uso desta técnica com o devido aval de um terapeuta especializado.

VOCÊ JÁ CONHECIA O FUNCIONAMENTO DA AROMATERAPIA? COMENTE!

COMO FUNCIONA A AROMATERAPIA?
3 (60%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Um comentário em COMO FUNCIONA A AROMATERAPIA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *