COMO FUNCIONA A SHANTALA EM RECÉM-NASCIDOS

A Shantala é um tipo de massagem aplicada em bebês descoberta no sul da Índia. Sua origem é milenar e traz muitos benefícios para o bebê.

Você sabe como funciona a Shantala em recém-nascidos?

Este tipo de massagem específica para bebês funciona como uma técnica de cuidados muito comum em países, como a Índia. Lá esta técnica não possui um nome, mas o restante do mundo a conhece como Shantala. Um médico francês se tornou o responsável pela disseminação do conhecimento sobre esta técnica.

A massagem é aplicada através de toques suaves que deslizam sobre a pele delicada do bebê com o auxílio de óleos vegetais, como o óleo de amêndoas doce ou, óleo de semente de uva. O ideal é que o bebê não use roupas no momento da aplicação da massagem para evitar a inibição dos movimentos.

Geralmente as mães são aconselhadas a aplicar a Shantala no chão, sob uma área macia com proteção sob a cabeça do bebê, ou, com o bebê deitado sobre as pernas da mãe.

Recém-Nascido recebendo massagem Shantala

Gosta muito de massagem? Então curta!

DEFINIÇÃO DE SHANTALA

A Shantala é um tipo de massagem específica para bebês. Ela foi descoberta pelo médico francês Fréderick Leboyer, que estava de passagem pela cidade de Calcutá. Ele a batizou com o nome da mãe que praticava tal massagem em seu bebê. Shantala estava sentada na calçada e era paraplégica, participava de um programa social para pessoas com deficiência, e aceitou ser filmada para demonstrar a técnica.

Seu nome por definição significa “filha da montanha”, como chamam a deusa Parvati.

OBJETIVO DA MASSAGEM

A Shantala possui o objetivo de relaxar o bebê, aliviar as cólicas abdominais, estimular os sentidos, ampliar a respiração, ampliar a consciência corporal, aliviar a prisão de ventre, e favorecer o vínculo entre a mãe e o bebê.

Através da Shantala o bebê pode se sentir seguro e protegido como se pudesse relembrar o estado em que estava presente no ventre da mãe. É uma sensação única de conforto e confiança favorecida pela integração que a massagem promove intensamente.

Após a finalização da massagem, o bebê pode tomar banho para adormecer, ou, adormecer logo após a aplicação da técnica.

Veja também: Indicações e contraindicações da Shantala

CONCLUSÃO

É importante saber como funciona a Shantala em recém-nascidos, pois esta é uma grande forma de aumentar o vínculo entre mãe e bebê e pai e bebê.

Este curso é uma excelente oportunidade de você aprender mais sobre a massagem Shantala e começar a praticar esta técnica em seu bebê.

COMO FUNCIONA A SHANTALA EM RECÉM-NASCIDOS
4 (80%) 6 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

4 Comentários em COMO FUNCIONA A SHANTALA EM RECÉM-NASCIDOS

  1. Hellen Delgado disse:

    Muito util! Gostaria de saber quantas manobras essa técnica possue?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *