CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM

Em alguns casos a realização da massagem pode ser prejudicial. Conheça algumas contraindicações

Todos que acompanham nosso blog têm o interesse em comum: Conhecer mais sobre os benefícios que a massagem e a massoterapia podem proporcionar em nossa vida!

Como nem tudo são flores”, é necessário sabermos que em alguns casos, a massagem é contraindicada, podendo até agravar um quadro clínico.

Neste artigo abordaremos as contraindicações da massagem. Confira!

CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM

Toda sessão de massagem deve começar pela pré-avaliação do cliente, ou seja, deve ser feito uma investigação sobre os hábitos de vida do cliente, suas queixas, bem como seu histórico de saúde.

Esta avaliação é essencial para que o terapeuta não atue somente nas queixas do cliente e sim consiga avaliar o cliente como um todo através do seu histórico.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Contraindicações da massagem

Como vimos no artigo “Os benefícios da massagem”, a massagem é realizada com manobras feitas com as mãos e um de seus principais benefícios é estimular a circulação sanguínea e linfática, portanto, a massagem é contraindicada nos seguintes casos:

  • Fraturas ósseas
  • Febre
  • Infecções
  • Gânglios inchados
  • Osteoporose
  • Trombose
  • Embolias
  • Casos de gripe ou infecção forte
  • Doenças contagiosas
  • Pessoas sob efeitos de bebidas alcoólicas ou drogas
  • Pessoas em jejum ou que acabaram de fazer uma refeição

CONTRAINDICAÇÕES RELATIVAS

Em alguns casos a massagem não é totalmente contraindicada. O terapeuta deverá avaliar os prós e contras e diante da avaliação, decidirá a melhor conduta. Ex:

A massagem não é indicada para mulheres grávidas antes dos 3 meses de gestação. Porém, após o 3º mês, poderá realizar algumas técnicas para diminuir possíveis dores nas costas e inchaços devido a gravidez.

Em casos de hipertensão arterial, a massagem pode ser realizada com manobras mais sutis e lentas para não estimular tanto a circulação e agravar o quadro.

Outro exemplo é em caso de doenças de pele e/ou hematomas. Caso o terapeuta ache conveniente, este poderá realizar a massagem em todo o corpo exceto na região onde há a enfermidade.

Segundo o massoterapeuta Raul Melício Câmara, é obrigação do massoterapeuta identificar condições que a massagem não pode ser feita, mesmo se um cliente não fornecer um histórico médico.

“Nós terapeutas temos o direito de recusar o tratamento e em caso de dúvidas, é melhor não realizar a massagem” completa o terapeuta.

CONCLUSÃO

É fundamental que toda sessão de massagem seja realizada com um profissional formado e que tenha conhecimento em anatomia e patologia para que este conheça as contraindicações da massagem e possa orientar o cliente sobre o melhor tratamento terapêutico em questão.

Da mesma forma, se você é um profissional, é fundamental mesmo após a conclusão do curso, continuar os estudos, pois bem como sabemos, o corpo humano é muito complexo.

E VOCÊ? CONHECIA AS CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM?

CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM
4.07 (81.45%) 69 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

44 Comentários em CONTRAINDICAÇÕES DA MASSAGEM

  1. João Carlos Gradella disse:

    Parabéns pela informação,infelizmente ainda tem muitos profissionais
    que não possuem a total informação, de quem pode ou não estar recebendo
    e que tipo de massagem adequada.por isso é fundamental estar sempre
    procurando mais conhecimento mais estudos nunca é demais.
    só tenho a agradecer as grande dicas.
    forte abraços.

    • Rafael Lobo disse:

      Obrigado pelo comentário João!
      Nossa missão com estes artigos é justamente fazer com que os profissionais reflitam sobre detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia.
      Para os leigos a mesma coisa. É super válido que eles saibam quando a massagem é indicada e quando é contraindicada.

      Abraços

  2. Silvia Avilez disse:

    “Nós terapeutas temos o direito de recusar o tratamento e em caso de dúvidas, é melhor não realizar a massagem” completa o terapeuta.

    UM COMENTÁRIO SÁBIO.

  3. Indira maria disse:

    Concordo com as informações verdadeiras as clientes, eu me coloco no lugar delas, e se fosse eu, que estivesse nas mãos de uma pessoa que só pensa em dinheiro, e não no bem estar de suas clientes, melhor, uma pessoa que não sabe o que está fazendo, infelizmente, já escutei muitas histórias de terapeutas q deixaram marcas em suas clientes e elas acham q é normal.

  4. ANGELA disse:

    Sou formada em estetica,mais nunca fiz massagem em mulheres gravidas,gostaria de saber em uma mulher gravida apos o 3º qdo já podemos iniciar as massagens,quais pontos não posso manipular,barriga pode fazer drenagem suave,como é inicio de gestação deitar de bruço seria incomodo ,não pode?sao muitas duvidas,acredito que o melhor a fazer é um curso para massagens para gestantes não é ?
    obrigada!

    • Kátia Silene disse:

      Olá Angela!

      Também sou formada Técnica em Estética e Cosmetologia, e aprendi que não devemos realizar nenhum procedimento nas gestantes antes do 3o. Mês e após somente com autorização por escrito do Médico Obstetra, e deitar de bruços em período nenhum da gestação.

      Procure uma instituição séria para a realização do seu curso, pq além do bem estar, estamos lidando com vidas!

  5. william Bastos disse:

    muito obrigado pela informação cedida,todos nos massoterapeuta devemos ter muita clareza na hora de fazer uma sessão pra poder dar toda tranquilidade os clientes…

  6. Mariana disse:

    Olá eu tive trombose há dois anos e segundo os médicos eu não tive sequelas nenhuma eu não posso fazer massagem nunca mais???

  7. Mário Kimio Sasada disse:

    Mariana,eu faria massagem em você.Sou massoterapeuta em Ivinhema MS.Pessoalmente poderia dizer melhor os porquês.

    • Mário Kimio Sasada disse:

      Mariana, complementando um pouco mais minha resposta, posso usar técnicas bem suaves que não formam trombos, e ao mesmo tempo são muito prazerosas,relaxantes e preventivas de doenças relacionadas ao stress em geral.

  8. Aurelliano disse:

    Ótimo o tema. Só quero acrescentar que, profissionais que utilizam massageadores elétricos devem ter conhecimentos sobre a sua utilização em determinados casos (pessoas que usam marcapassos etc.)
    grato

  9. Sofia Basaloco disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber se existe alguma contra-indicação quando o terapeuta/massagista está com gripe? Deve ou não realizar a massagem?

    Obrigada.
    Cumprimentos,

    • Kátia Silene disse:

      Olá Sofia!

      Desde que o profissional use a máscara de proteção de nariz e boca, não há problema algum tanto pra ele profissional, quanto para o cliente.

  10. Aurelliano disse:

    Infelizmente, muitas pessoais optam por uma formação que lhe favoreça no tempo, nos preços e acabam não sabendo sequer, o básico da massoterapia. Enquanto a profissão não for regulamentada vamos continuar “caminhando de muletas” na profissão, enquanto em outros países a classe é unida e faz a diferença no profissionalismo. Lamentável.

  11. Elaine aparecida rodrigues disse:

    Que lugares não são indicados para uma gestação de 3 meses, fazer massagem.

  12. Alessandra santos da silva disse:

    Adorei! Um abraço!

  13. janilza disse:

    Amei a postagem,muito obrigada.

  14. isabelle Maciel disse:

    Fiquei agradecida vai me ajudar muito no ramo profissional.obrigada

  15. Silvano Chipeio disse:

    o meu pai sofreu trombose o q faço p ele voltar andar bem

  16. Carla disse:

    Tenho sopro, posso ter algum tipo de massagem? ombros, pés..

    • Kátia Silene disse:

      Olá Carla!

      Somente se o seu médico cardiologista autorizar por escrito, isso é oque um profissional sério e habilitado deve lhe pedir, antes da realização de qualquer procedimento.

  17. elisandra disse:

    Gostei muito de saber da diferenca entre ambos ,mas com certeza a complementacao da massagem e fundamental e mais saudavel !E a cura de todo cansaco fisico e mental do ser Humano.

  18. adilson de oliveira disse:

    ola quebrei o meu pe e esta demorando para recuperar to fazendo fisio. posso procurar um massagista

  19. Alisson disse:

    Olá tenho hernia de disco ,nao consigo ficar 15 minuto em pé,q as dores na perna logo me obriga a sentar-me.
    Oque eu faço?

  20. Sione disse:

    Boa noite, sou do Rio de Janeiro, município de Nova Iguaçu e gostaria de saber se obter algum endereço, referencia, de algum lugar em minha cidade que faça massagem facial.Aqui existem muitos centros de estética mas nunca encontrei um profissional que fizesse essas massagens que eu vejo no you tube por exemplo.Facial,indiana,shiatsu nada disso. No máximo por aqui é drenagem . Cidade atrasada.

  21. Jhonathan Pszybylski Graciano disse:

    Bom,hoje analisei bastante o site de vocês,pois eu tenho 17 anos e pratico halterofilismo a dois anos e meio,hoje meus treinos se encontrão muito mais avançado do que o pessoal mais velho da academia a qual frequento, e tenho sentido muito meu corpo mais travado meus músculos muito duros e tensos e vagamente fico com dores musculares localizadas posteriormente ao dia em que treinei tal musculo,se vocês puderem responder essa mensagem será de interina importância para o meu conhecimento e sobre qual circunstância devo tomar. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *