DIFERENÇA ENTRE MASSAGISTA E MASSOTERAPEUTA

A diferença entre os profissionais, massagista e massoterapeuta, está principalmente no fato de que, um possui maior conhecimento sobre as mais diversas técnicas de massagens existentes do que o outro.

Cada vez mais as pessoas têm procurado técnicas de massagem para uma vida melhor e mais saudável. Porém, uma grande confusão que elas têm feito é em relação ao termo massagista x massoterapeuta.

As palavras que denominam o profissional em massagem, massagista e massoterapeuta, são muito parecidas e nos fazem acreditar que se trata da mesma especialidade, mas não. O massagista possui características tais que o massoterapeuta pode superar, e ir além, teoricamente.

Isto significa que, embora ambos os profissionais tenham aprendido técnicas de massagem, suas especializações os distinguem.

Vejamos agora então, qual a diferença entre massagista e massoterapeuta.

Mulher recebendo massagem nas costas

Gosta muito de massagem? Então curta!

MASSAGISTA

O profissional massagista é aquele que através de cursos livres aprendeu como realizar determinado tipo de massagem, como por exemplo, massagem relaxante.

O massagista em sua formação aprende as principais manobras de uma técnica de massagem e conhecimento básico sobre anatomia de acordo com o que a técnica proposta atuará. Ex: Em um curso livre de drenagem linfática é transmitido os conhecimentos sobre as manobras e o conteúdo sobre o sistema linfático.

Não podemos subestimar o conhecimento de profissionais que optam por realizar cursos livres, pois em diversos casos, estes profissionais se especializam em técnicas específicas e continuam seus estudos para cada vez mais atuar com um tipo de massagem.

MASSOTERAPEUTA

O massoterapeuta é o profissional da saúde com formação técnica que atende a necessidades de seus clientes através dos conhecimentos e recursos massoterápicos. Em sua formação, este profissional aprende diversas técnicas, tanto orientais como ocidentais, são elas:

  • Massagem clássica
  • Quick Massage
  • Drenagem linfática facial e corporal
  • Reflexologia podal
  • Aromaterapia
  • Cromoterapia
  • Shiatsu
  • Do-in
  • Tuiná
  • Auriculoterapia
  • Entre outras

No total, são necessárias pelo menos 1200 horas de estudo para se tornar um profissional técnico massoterapeuta, com especialidade em prevenir e tratar problemas.

Estes profissionais também cuidam de promover bem estar, controle emocional, tranquilidade e autoestima, além de poder identificar as necessidades do cliente e aplicar o tipo de massagem adequada e específica a cada caso.

Além de todo o conhecimento em técnicas massoterapêuticas, o profissional massoterapeuta tem um conhecimento mais avançado sobre anatomia, fisiologia, biomecânica, cinesiologia e biossegurança.

CONCLUSÃO

Basicamente, a diferença entre massagista e massoterapeuta está no tempo de duração do curso. Enquanto o massoterapeuta possui uma formação com cerca de 1200 horas, alguns cursos livres de massagem possuem 16, 40 até 240 horas dependendo da técnica.

Como já citado, não podemos desmerecer o conhecimento e habilidade do massagista, pois mesmo que ele não tenha feito o curso técnico, em alguns casos, este profissional se especializou em uma técnica específica e proporciona grandes resultados aos seus clientes.

Vale ressaltar que mesmo cursos livres ou o próprio curso técnico não são o “fim” e sim um começo de aprendizado sobre terapias complementares e principalmente sobre o funcionamento do corpo humano. Portanto, após a formação, o profissional precisa continuar seus estudos para proporcionar saúde e qualidade de vida a seus clientes.

Observação importante: Em muitos casos, o termo massoterapeuta também costuma ser utilizado principalmente para diferenciar esta profissão séria, de pessoas do “segmento de entretenimento adulto” que utilizam a nomenclatura “massagista” para oferecer seus serviços.

VOCÊ CONHECIA A DIFERENÇA ENTRE MASSAGISTA E MASSOTERAPEUTA?

DIFERENÇA ENTRE MASSAGISTA E MASSOTERAPEUTA
4.36 (87.2%) 125 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

71 Comentários em DIFERENÇA ENTRE MASSAGISTA E MASSOTERAPEUTA

  1. Fernando disse:

    Adorei a explicação, estou interessado em fazer um curso na área e em seguida fazer faculdade de Fisioterapia, será que é viável, e interessante?

    • lúcia disse:

      oi fenando tbm estou pensando em fazer a mesma coisa

      • Dr Gabriel Maciel disse:

        FISIOTERAPEUTA e muito mais que massagista ou ate mesmo massoterapeuta. se aprende muito mais tecnicas sendo com objetivo principal a reabilitação.

    • Renato Marreira Veras disse:

      Meu caro Fernando, esqueça a fisioterapia, pois fisioterapeuta não sabe aplicar massoterapia, não caia em uma ilusão. Fique com o curso técnico e formação continuada, neste caso os cursos pós técnicos, que valem como pós graduação.

  2. maria disse:

    A Massoterapiae uma tecnicas de procedimento teraputico seu objetivo manter a saude e prevenir desequilibrios,contribuir na promoçao do bem-estar e da melhora de vida,O toque utilizado pela Massterapia pode ser mais profundo ou sutil de acordo com quer tratar ou precisa ser tratado .uma massoterapia bem apricada faz vc ter alivio da dor imediatamente pois vejo iso com os meu pasientes .BEM AMO SER TERAPEUTA E CONTRIBUI COM O BEM ESTAR DAS PESSOAS>e meu ponto de vista na pratica.

  3. maria disse:

    amei todas as espricao nunca e de mais sempre sabe quem sempre esta despota aprender e maravilhoso ser terapeuta.

    • Solange disse:

      Tenho medo de fazer massoterapia com uma pessoa que escreve “espricao”, “despota”, “apricada”, entre outras palavras totalmente absurdas, o que seria isso?

  4. Zilda vasconcelos disse:

    maravilosa esplicacao !parabens!

  5. ERNILO WETZ disse:

    Massoterapêuta ou massagista, ambos fazendo um trabalho sério com os pacientes, sempre vai trazer um resultado financeiro positivo. Cada um deve saber qual o seu limite de atendimento diário, pois essa profissão traz um desgaste físico aos massoterapeutas e massagistas, e esse desgaste pode causar danos a saúde irreversível, pois a força usada pelas mãos , poderá prejudicar as articulações. Nesse caso, eles também devem receber massagem, para aliviar as suas dores e estar fazendo alongamento diários em todas as partes do seu corpo. Essa é minha experiência própria e dá certo.

  6. Paula souza disse:

    Eu sou massoterapeuta e amei as explicações. Muito esclarecedoras e acredito que ainda tenho muito que aprender e cada vez mais buscar conhecimentos.

  7. Claudia Rodrigues disse:

    Bom eu fiz [curso de drenagem modeladora,relaxante,bambu pedras quentes, lipossagem e terapêutica. Eu não posso dizer que sou massoterapeuta??

    • luana disse:

      ola Claudia. Bem, se você não tiver um curso de 1200 horas você não pode colocar que uma massoterapeuta. você pode por a partir do momento que concluir um curso reconhecido pelo mec(O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal do Brasil fundado no decreto n.º 19.402, em 14 de novembro de 1930, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, pelo então presidente Getúlio Vargas e era encarregado pelo estudo e despacho de todos os assuntos relativos ao ensino, saúde pública e assistência hospitalar).
      Obs; apenas curso com a duração de 1200 horas é reconhecido, tome cuidado com propagandas enganosas).
      Você pode dar uma pesquisa e ver certinho como funciona o curso de massoterapia.
      Massoterapia visa o bem estar físico mental e emocional, é um curso muito bom pelo qual sou apaixonada, nos faz ver o mundo com outros olhos e nos faz querer ser melhor, não só para nosso corpo e alma mas para as pessoas ao nosso redor.

      • Analy disse:

        Devemos lembrar que massoterapia também é conhecer a fundo a Anatomia e o Sistema Linfático,não apenas as técnicas. Luana,eu estudei Massoterapia em duas escolas,a melhor é a IFPR,se tiver um Instituto Federal ai na sua cidade,vale a pena de estudar lá,ainda mais que é um curso gratuito,te garanto que vai adorar…bjo

  8. antonio de queiroz fiuza disse:

    julgo interessante também o massoterapeuta fazer cursode radiestesia e radionica , pois é uma grande auxiliar utilizar os pendulos para detectar deficiencias pelo corpo todo, nada faço sem esses auxiliares e tenho respostas altamente favoráveis.

  9. helena barbosa disse:

    Mto obrigado pelos esclarecimentos.gostei mto.

  10. helena barbosa disse:

    Show gostei.obrigodo.

  11. Cláudia Lima disse:

    Gostei muito das explicações. Sou massoterapeuta com muito orgulho.
    E estudante de fisioterapia. Pois quero ser uma profissional completa,se Deus quiser.

  12. profissionalizante, nao podemos igualar, ai fica a dica..... disse:

    Ola a uma diferença entre um e outro,, sou terapeuta na medicina chinesa e sou massoterapeuta o conhecimento entre um e outro a uma diferença profissionalizante, não podemos igualar, ai fica a dica. grande , não voamos confundir , tem quem estudou fez faculdade e tem quem fez curso profissionalizante, não podemos igualar, ai fica a dica. estudar faz a diferença…

  13. joao dorosz. disse:

    Ola a uma diferença entre um e outro,, sou terapeuta na medicina chinesa e sou massoterapeuta o conhecimento entre um e outro a uma diferença profissionalizante, não podemos igualar, ai fica a dica. grande , não voamos confundir , tem quem estudou fez faculdade e tem quem fez curso profissionalizante, não podemos igualar, ai fica a dica. estudar faz a diferença…

  14. Aurelio disse:

    conhecimento pratico é bom porém conceito tecnico

  15. Claudiana disse:

    Gostaria de fazer o curso de massoterapeuta,moro em Fortaleza e não sei onde fazer o curso…com as informação passada no link acima , fiquei com algumas duvidas a repeito da instituição ao qual queria iniciar o curso,pois queria fazer de massoterapeuta e não de massagista,pois o curso que me escrevi seria esse: Capacita o participante na aplicação de técnicas de massagem nas diversas partes do corpo e em terapias corporais.

  16. Leny souza moreira disse:

    Muito bom amei quero receber sim

  17. Victor disse:

    olá, queria saber se massoterapeuta pode realizar quiroplaxia?

  18. Victor disse:

    quiropraxia*

  19. Tainá disse:

    Então estou com essa ideia faz tempo,quero fazer o curso de Massoterapeuta,em seguida Ed.Física gosto muito dos dois, mas é aconselhável?

  20. Antônio Carlos Barbi disse:

    Achei que foi muito bem explicado sobre o que é massagem e massoterapia e, oque é massagista e, o que é massoterapeuta. A formação e o conteúdo de cada uma desses dois profissionais, foi muito bem colocado nessas informações. Eu entendo que estas explicações são muito importante do ponto de vista profissional e do paciente.

  21. Denis disse:

    a quiropraxia e um estudo diferente do masoterapia ja que umo trabaja com musculos é outro trabaja con as articulacois

  22. sueli do espirito santo disse:

    gostaria de ver video estou fazendo o curso

  23. LEONARDO A. disse:

    Bom dia, gostaria de saber se existe e é obrigatório algum registro de classe, como por exemplo COREM, CRM, CREFITO…?

  24. Eliana Hermann disse:

    Eu nao conheco nenhum curso completo de massagem no Brasil, o mais longo que eu vi dura apenas 3 meses, eu sou formada pela universidade de Indiana EUA , eu fiz 10 semestres de curso integral para exercer minha profissao e para ter a licensa tive que fazer uma prova super dificil para ver se eu estava apta para exercer a profissao, foram 5 semestres de aulas de anatomia e fisiologia entre outras mais. Em breve estarei divulgando alguns videos no youtube de muitas experiencias que tive ao longo de minha carreira, eu visitei muitos spas em diferentes paises e quero passar a todos dicas de como ser um terapeuta de sucesso e tambem darei dicas de como escolher um bom terapeuta e como o paciente/cliente pode cooperar com o terapeuta para ter um resultado positivo no final do tratamento.

  25. Patricia disse:

    Ola gostaria de saber se é possivel fazer curso tecnico de massoterapia a distancia.

  26. Milena disse:

    Nossa muito interessante esse curso me mas me deixou ainda mais confusa sobre qual área seguir kkk

  27. Oxx disse:

    O maior problema é a grande quantidade de enganadores que estão por aí com uma porção de bobagens que iludem as pessoas incautas. Não há fiscalização e os estelionatários estão fazendo a festa.

  28. Renato Marreira Veras disse:

    Bem, vamos por partes.

    Vi em comentários pessoas afirmando que são massoterapeutas formados, e estão cursando fisioterapia para se tornarem melhores com o atendimento de massoterapia, ou que fisioterapeuta é muito mais do que massagista e massoterapeuta, como se fisioterapeuta entendesse realmente de algo relacionado a massoterapia. Vou comentar e tentar esclarecer alguns pontos.

    Massagista: Profissional MÉDICO especialista em massagem no Brasil até a década de 70, quando a medicina largou essa especialidade, e a massagem já havia se tornado regulamentada ( regulamentação curta, ou seja , sem conselho federal ).

    O massagista a que se refere a lei 3.968 de 1961 é o antigo auxiliar de massagem, o qual tinha como função ajudar o médico na aplicação da massagem sueca e terapêutica nos pacientes, e o texto dessa lei mostra isso com clareza.

    Na qualidade de auxiliar, o curso de formação era igual ao do auxiliar de enfermagem e auxiliar de imobilização ortopédica, ou seja, profissionalizante de 200 horas mínimas, diferente de um curso livre, que não alcança nem metade dessa carga horária segundo regras do MEC, isso quer dizer que cursos livres nunca foram usados para formar profissionais, pelo menos não antes de criarem leis na década de 40 para formalizar essas profissões.

    No início do século XXI, o governo federal fez mudanças significativas na profissão, mudando o título de massagista para massoterapeuta, o que julgaram mais adequado para esse tipo de função por entenderem que a massagem é uma terapia com conteúdo científico, e também elevaram a formação de profissionalizante para técnico, desde 2002, e o mesmo ocorreu com outras profissões, como o auxiliar de enfermagem, auxiliar de imobilizações ortopédicas, calista ( podólogo ) e outros.

    Segundo a CBO_CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES, que surgiu também no início do século XXI, o termo massagista hoje é tratado como um sinônimo, assim como o massoprevencionista, antigo termo usado pelos massagista no esporte e primeiros socorros, e o nome real da ocupação hoje, segundo esse mesmo órgão, é massoterapeuta. O MEC também entende dessa maneira, e por esse motivo o curso técnico em massagem, ou técnico massagista teve seu nome alterado aos poucos para técnico de massoterapia, permanecendo até os dias atuais.

    http://www.mec.gov.br/

    http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *