DIFERENÇA ENTRE MEDICINA CHINESA E MEDICINA TRADICIONAL

A principal diferença entre as duas medicinas está na forma como o cliente/paciente é visto

Devido a estudos cientificamente comprovados sobre os benefícios da prática de algumas técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como por exemplo, a Acupuntura, os médicos já têm aderido algumas práticas da Medicina Chinesa, inclusive através de tratamentos gratuitos pelo SUS aqui no Brasil.

Confira neste artigo as principais diferenças entre a Medicina Chinesa e  Medicina Tradicional (Alopática).

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS MEDICINAS

Basicamente, o que diferencia a medicina tradicional chinesa da medicina ocidental (alopática) é o diagnóstico, ou seja, a forma como o terapeuta ou médico vê o cliente (paciente).

Na medicina chinesa, o cliente é visto como um todo. Quando o cliente relata uma queixa, o terapeuta não trata apenas os sintomas.

No Brasil, por exemplo, quando uma pessoa está com dor de cabeça, geralmente se automedica e toma um analgésico, pois na maioria dos casos, este será o remédio que será prescrito pelo médico.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Na Medicina Tradicional Chinesa, a dor de cabeça pode vir de problemas em outros órgãos, pois na visão da MTC, todos os órgãos têm uma relação direta.

Na nossa Medicina Ocidental esta visão simplesmente não existe, ou pelo menos não existia até então.

Terapeuta da medicina tradicional chinesa

A MUDANÇA DA VISÃO NO BRASIL

Devido a estudos onde a eficácia de algumas técnicas da MTC foi comprovada, os médicos brasileiros já demonstram grande interesse e preocupação por uma medicina que cause menos efeitos colaterais aos seus pacientes, não só na acupuntura como outras terapias também.

No Brasil, a Acupuntura é uma das técnicas mais conhecidas da população e esta é uma dos principais tratamentos oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) onde 80 mil sessões são realizados a cada mês em 800 hospitais e unidades de saúde espalhados pelo país.

A classe médica brasileira já entende que se tivéssemos mais tratamentos deste tipo no SUS, teríamos muito mais pessoas felizes e saudáveis e muito menos custos com medicações para o país.

CONCLUSÃO

A maior parte da população pensa que a nossa Medicina usa drogas e devido a isso pode machucar o organismo e acreditam que técnicas de Medicina Alternativa são menos invasivas. Porém, vale ressaltar que, cada Medicina trabalha com conceitos diferentes e ambas podem fazer o bem quanto o mal se forem realizadas por maus profissionais.

DIFERENÇA ENTRE MEDICINA CHINESA E MEDICINA TRADICIONAL
3.75 (75%) 4 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Um comentário em DIFERENÇA ENTRE MEDICINA CHINESA E MEDICINA TRADICIONAL

  1. João Carlos Gradella disse:

    É necessário que os Brasileiros se acostume mais com a medicina Chinesa,
    são tantos benefícios em prol da humanidade,que ainda encontramos barreiras
    na medicina tradicional..
    temos que buscar mais saúde natural e menos remédios
    enquanto isso temos é que aguardar quem sabe um dia o nosso Pais também
    se desenvolvo nessa área da natureza..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *