DIFERENÇA ENTRE QUIROPRAXIA E MASSOTERAPIA

A Quiropraxia e a Massoterapia distinguem-se, principalmente, em relação ao exercício prático e formação técnica.

Profissões tão procuradas hoje em dia para promover saúde e qualidade de vida, a quiropraxia e massoterapia possuem diferenças consideráveis. Você sabe quais?

Embora tanto a Quiropraxia quanto a Massoterapia exerçam função direta sobre o corpo do cliente, identificando problemas, e manipulando os músculos e pontos que precisam ser tratados, uma profissão difere da outra por questões técnicas de formação e aplicação de métodos.

Entenda melhor a diferença entre quiropraxia e massoterapia e como cada uma pode auxiliar o cliente a solucionar seus problemas.

QUIROPRAXIA

O profissional em Quiropraxia passou 5 anos em estudo para exercer a função que lhe é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Esta profissão trata de diagnosticar problemas relacionados ao sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos que se desencadeiam de desordens ligadas ao mesmo, como subluxações e problemas articulares provenientes, ou não, de sobrecarga e movimentos repetitivos.

Homem recebendo sessão de quiropraxia

Gosta muito de massagem? Então curta!

A origem da quiropraxia teve início no ano de 1895 através do canadense D. D. Palmer, que ao tratar um cliente percebeu a relação entre seus problemas de coluna e sua deficiência auditiva em fase inicial.

Já na década de 70, dois professores renomados, J. Cyriax de Londres e Renée Cailliet dos Estados Unidos, estudaram a técnica conhecida como Quiropraxia e perceberam que os problemas de coluna podiam estar relacionados à musculatura, nervos, tendões, raízes nervosas, periósteo, fáscia, entre outras causas, ao invés da estrutura óssea propriamente dita. Sendo assim, a Quiropraxia obteve o apoio do governo americano na instituição de cursos para a formação de profissionais do método.

Os estudos foram realizados durante a era da revolução industrial, quando os trabalhadores das indústrias passaram a exercer grande sobrecarga sobre os músculos da coluna e geralmente lhes eram recomendados a intervenção cirúrgica sem muito sucesso.

MASSOTERAPIA

A massoterapia é o estudo que promove a sáude, qualidade devida e bem estar do cliente através de massagens com técnicas orientais e ocidentais. Trata-se de um método terapêutico que exige estudo de mais de 1200 horas para atuação técnica.

Pessoa recebendo massagem nas costas

O massoterapeuta atua em pelo menos 3 áreas distintas, relaxamento, desportiva e estética. Ele desenvolve especialidade sobre os gânglios linfáticos, ativação da circulação sanguínea, desinflamação das articulações, alívio do estresse, relaxamento muscular, bem estar e equilíbrio mental.

CONCLUSÃO

É importante reconhecermos a diferença entre quiropraxia e massoterapia, pois estas profissões são por vezes confundidas. O que pudemos comprovar é  que mesmo com objetivos semelhantes, seus recursos são diferenciados.

VOCÊ CONHECIA A DIFERENÇA ENTRE QUIROPRAXIA E MASSOTERAPIA?

DIFERENÇA ENTRE QUIROPRAXIA E MASSOTERAPIA
4.36 (87.14%) 14 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

4 Comentários em DIFERENÇA ENTRE QUIROPRAXIA E MASSOTERAPIA

  1. alexandrogato@hotmail.com disse:

    Gostaria de fazer uma massagem, pois estou com muitas dores na coluna e lombar, poderia me indicar um lugar. Obrigado

  2. Damiao dos santos disse:

    preciso me associa a na assciaçao

  3. Hegner disse:

    Como a profissão não está regulamentada, porque só o profissional que cursou faculdade pode exercer.
    Conheço pessoas que praticam esta arte s muito mais tempo que isto é não tem nível superior, a pergunta é ele é menos qualificado?

  4. Juliano disse:

    Creio que o artigo, está muito equivocado sobre a formação e atuação de ambas as áreas, principalmente, sobre as áreas da massoterapia. O autor deve embasar o artigo no bom senso, na literatura e no conhecimento, e não no achismo pessoal.Quem conhece ambas as profissões, reconhece em poucas palavras a falta de conhecimento do autor. por favor revisem o artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *