DO ASPECTO HOLÍSTICO E FÍSICO DO MASSOTERAPEUTA E SUA SALA (OU LOCAL DE TRABALHO)

Detalhes que passam despercebido, tem o poder de influenciar nosso dia a dia

Prezados colegas, sabemos que tal assunto, também é levado muito em conta o caráter pessoal de cada um, ou seja, seu estilo, seu gosto, costume, etc.

Uma vez que somos seres humanos passiveis de erros e acertos, deixo abaixo, dicas de aspectos morais, holísticos e porque não dizer também didáticos, já que no artigo passado (veja 6 dicas para melhorar seus resultados em eventos de massagem) e em temas anteriores sempre menciono que estamos sempre sendo observados em todos os sentidos (quer seja na nossa conduta profissional, bem como nos nossos atos e posturas).
Então vamos lá:

HIGIENE E CONDUTA PROFISSIONAL

O massoterapeuta precisa apresentar-se limpo e arrumado, vestir-se adequadamente à profissão, porque a primeira impressão é sempre importante para estabelecer a confiança do cliente. Deve-se levar em consideração também, seu sorriso, sua simpatia e o seu amor para com o mesmo (mas cuidado neste último item para que os mesmos clientes não confundam “serem bem tratados” com “ele (a) está dando mole ou abrindo brecha para algo mais”).

Abro aqui algumas ponderações que são um pouco polêmicas no campo físico e holístico.

No físico, no que se refere a apresentar-se limpo, incluímos aqui também, unhas aparadas, limpas e feitas, no caso dos homens barbas bem aparadas ou sem elas, nas mulheres com cabelos longos, prendê-los e etc. Nosso hálito também é importante, ainda mais pós-almoço.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Se você estiver em um evento ou for atender logo em seguida, não só a escovação ajuda. Devemos ter um higiênico bucal, pois muitas vezes ingerimos comidas que nos provocam gases durante sua digestão (às vezes nem sentimos, mas pode ter certeza que nosso cliente sente).

Outro aspecto é com relação ao jaleco.

Eu pelo menos faço parte de um grupo, que não acha muito legal usar o jaleco para ir à rua, almoçar e etc. Porque no aspecto físico, você usando o jaleco na rua, fora do seu ambiente de trabalho estará sujeito a trazer da rua, germes, bactérias e etc.

Consultório de Massoterapia

ANTES DE INICIARMOS NOSSOS TRABALHOS (SOB UM ASPECTO HOLÍSTICO)

Numa visão holística ou “zen”, os massoterapeutas que também trabalham com a energia vital (ki), sabem que, antes de começarmos qualquer procedimento ou trabalho, devemos nos proteger e termos pensamentos positivos, ou través de uma oração tradicional, de mantras, ou até mesmo da força do pensamento positivo.

Em minha opinião, é uma pena que na maioria dos trabalhos em grupo, nossa classe não faz um trabalho como esse: uma roda ou circulo antes, para que possamos desejar através de palavras, atitudes e estímulos para que nosso trabalho flua num clima de paz, harmonia e sucesso. Se isso funciona num time de futebol, vôlei, etc, por que não com a gente? Deixo aqui a ideia.

Do ambiente e local de trabalho (no aspecto físico): Há de se criar um ambiente limpo e seguro para montar sua maca ou sua cadeira, trabalhando e fazendo o seu melhor sempre que puder. Esse é um dos nossos objetivos. Assim garantimos o bem estar e a segurança do cliente como o nosso também. Mas devemos levar em consideração alguns pontos:

Das condições de segurança e higiene fora de ambientes clínicos: Para quem trabalha com a maca ou a cadeira de Quick Massage em eventos, em espaços temáticos, congressos, feiras exposições, etc, deve-se levar em consideração o seguinte:

Sempre visitar o local ou espaço físico antes do evento, para não ter surpresas indesejáveis na hora, como por exemplo: carpete (tem massoterapeuta alérgico), verificar se a iluminação está boa, se o espaço tem ventilação, e de fácil acesso aos banheiros e bebedouros, ter lixeira , se o mesmo tem cadeiras para os clientes esperarem e mesa para você colocar seus pertences e materiais de trabalhos como saco de toucas, massageadores, lista de atendimentos e etc.

Uma observação pessoal verifique também a possibilidade de você ter uma pessoa que organize a fila de espera. Isso é muito importante, pois já vi vários tumultos com relação a isso.

No meu modo de entender, acho que isso é dever e função de quem está nos contratando, pois afinal de contas, estamos lá para fazer massagens e não nos desviarmos de nossa função, energia ou foco pra organizar filas e ou abrandar egos de pessoas que saem das mesmas e querem voltar onde estavam criando constrangimentos e indignação ao outros que lá estavam.

Das condições de trabalhos em ambientes clínicos: Para quem trabalha em clínicas e tem sua sala, não vou me prolongar muito, pois isto depende do gosto, mimos e decoração de cada um, no aspecto físico. Porém, é conveniente limitar a quantidade de quadros e enfeites nas paredes de sua sala, evitando assim, fortes distrações e desvio de foco. Coloque sempre revistas voltadas para sua área, programas de TV, músicas relaxantes.

A coisa mais importante no aspecto físico são seus certificados devidamente emoldados na parede de sua sala.

Com relação aos pisos, opte para pisos naturais, como madeira, uma vez que os sintéticos e carpete além de acumularem poeira, retém muita energia nociva. Pisos de cimentos, granito ou mármore, podem ser usados, mas em tempos de frio podem causar desconforto. Nesse caso você pode usar tapetes de fibras naturais ou artesanais como malva, algodão, seda, palha e etc… Para que nossos clientes não escorreguem, compre um tapetinho de borracha antiderrapante e coloque abaixo dos mesmos, com suas devidas medidas.

Da visão holística vital: para os que trabalham nesta linha, uma sala de massagem (bem como sua residência e seu carro), não é diferente de uma pessoa.

Da mesma forma que as pessoas guardam energias e lembranças negativas (energias estagnada ou presa de seu passado) um ambiente tem ou possui marcas sutis de tudo o que aconteceu ali anteriormente.

Para nós massoterapeutas holísticos, os ambientes arquivam energias e ficam impregnados com emoções e pensamentos.

Essas formas de pensamentos (às vezes) se formam, podendo até mesmo ser vistas e sentidas em movimento, por pessoas com certo grau de acuidade visual (ou seja, sensitivas ou médiuns).

Um grande exemplo disso (para os que moram em SP) é o edifício Praça da Bandeira, mais conhecido como Joelma.

Não obstante no campo físico material, às vezes poderá apenas ter havido anteriormente nesse espaço (sala ou ambiente), brigas e discussões, cujas energias ficam retidas no local, vindo prejudicar e quebrar o clima de nosso trabalho.

Um grande exemplo para quem não passou é a famosa organização de fila em eventos.

Também relato isso porque, além de ser massoterapeuta sou advogado (agora não tão atuante), mas tomo como exemplo esta profissão, uma vez que em seus escritórios ficam impregnados negativamente por esses lixos emocionais deixados por sua clientela, ou seja: casais em litígios, sociedade sendo dissolvidos, herdeiros em desavença, causas trabalhistas, etc. Mas não se preocupe. Isso também acontece em consultórios de médicos, psicólogos e reuniões de trabalhadores e bancários.

Ao montamos nossa sala sabemos que, além da massagem, trabalhamos com sentimento, ou seja, tenha sempre à disposição do cliente, cesto de lixo, um ou mais travesseiros, uma manta, ou lençol térmico nos tempos de frio, lenços de papel (lembre-se que muitos clientes choram de emoção ou estão com coriza).

Numa visão holística, é importante trabalhar num ambiente ou sala livres de más influências, vibrações e pensamentos negativos, que sejam eles emanados pelo próprio ambiente ou até mesmo pelo cliente ou colega de trabalho.

Lembre-se em focar aquilo que julgar necessário para o conforto e a proteção sua e de seus clientes.

CONCLUSÃO

Existem e eu sei que você conhece várias técnicas que podem ser usadas para limpar, purificar e renovar o seu ambiente de trabalho. Um grande exemplo é o que faço no meu grupo que criei no facebook. Sempre que posso troco a foto do perfil do grupo. Com este ato, eu, além de dar um colírio visual para meus colegas de profissão, estimulo os mesmos assim a sempre darem uma passada por lá e verem as novidades postadas por mim e por outros colegas de diversas partes do país. Isso se chama renovação (neste caso virtual).

E finalizando, lembrem-se sempre, colegas massoterapeutas:
Nesse universo todas as coisas estão interligadas

Um abraço e até a próxima… Raul!

DO ASPECTO HOLÍSTICO E FÍSICO DO MASSOTERAPEUTA E SUA SALA (OU LOCAL DE TRABALHO)
3.25 (65%) 4 votes
Escrito por Raul Melício Câmara Carioca, shiatsuterapeuta, massoterapeuta, reflexoterapeuta e terapeuta holístico reikiano nível 03. Participante ativo no mercado de massoterapia desde 2003.

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

13 Comentários em DO ASPECTO HOLÍSTICO E FÍSICO DO MASSOTERAPEUTA E SUA SALA (OU LOCAL DE TRABALHO)

  1. daniela disse:

    Muito legal !

  2. Margarete disse:

    Gostei cursei ano passado e optei por estar sozinha me ajudou a concluir as necessidades de energia e cuidados da sala.

  3. seluza da silva meireles disse:

    Estou quase terminando meu curso técnico de Massoterapia. Gostei das dicas…. Pretendo montar uma sala futuramente.

  4. Mesa Quântica Estelar disse:

    Mesa Quântica Estelar – Mesa Radiônica

    Rodrigo Campos

    Cursos, Palestras, Atendimentos, Parcerias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *