FITOTERAPIA COMO E QUANDO SURGIU

Conheça mais sobre o inicio desta que é uma das práticas complementares mais utilizadas no Brasil

A fitoterapia trata da cura pelas plantas através de métodos populares. Vários povos de diferentes culturas perceberam nas plantas propriedades curativas que, quando manipuladas, proporcionavam a recuperação das pessoas. Elas produziam chás e cataplasmas cicatrizantes e anti-inflamatórios a partir de suas próprias experiências e observações, cada qual a sua maneira.

No México, foram descobertas três múmias de crianças oferecidas aos deuses. Uma delas sofria com sinusite e a subida da montanha lhe causava muito mal estar. Para que ela alcançasse o topo e cumprisse seu destino, eram lhe oferecidas folhas de “coca” para mastigar. Entorpecida, ela poderia continuar em seu caminho sentindo menos dores.

Já no Oriente, segundo relatos bíblicos, a Jesus teria sido oferecido vinagre, uma bebida natural obtida a partir da fermentação de frutas que serviria para o mesmo propósito da folha de coca, indicando os conhecimentos de fitoterapia daquele povo.

como e quando surgiu a fitoterapia

COMO E QUANDO SURGIU A FITOTERAPIA

Não se sabe bem ao certo quando este método de utilização de plantas para tratar enfermidades surgiu, por que cada povo desenvolveu a sua própria maneira de curar as doenças sofridas naquelas épocas, mas, ela foi descrita primeiramente na China.

Gosta muito de massagem? Então curta!

O imperador Cho-Chin-Kei, há três mil anos AC, descreveu as propriedades da cânfora e do Ginseng, dando início a uma série de descobertas que deveriam passar a ser catalogadas a partir de então, tanto na China quanto em outras partes do mundo, como no manual árabe do ano 1334.

FITOTERAPIA CHINESA

A fitoterapia chinesa é uma especialidade muito comum no país. Ela se utiliza, não só de plantas, mas também de minerais e animais. Seus princípios são muito semelhantes aos da homeopatia, a não ser pelos métodos de preparação utilizados. Ambas as terapias se apoiam no conceito de energias e na utilização de matérias primas que vão além das plantas.

Os pilares da fitoterapia chinesa são, os cinco sabores, as quatro naturezas, os pontos meridianos e as energias complementares (Yin e Yang).

Esta especialidade terapêutica desenvolveu ainda, níveis de categorização que separavam as plantas das espécies venenosas, daquelas medicinais e, também relacionavam as espécies de plantas que tratavam o espírito e revigoravam o corpo.

E VOCÊ, CONHECIA COMO E QUANDO SURGIU A  FITOTERAPIA? COMENTE

FITOTERAPIA COMO E QUANDO SURGIU
5 (100%) 1 vote

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

2 Comentários em FITOTERAPIA COMO E QUANDO SURGIU

  1. Giorgio Marcoccia disse:

    Boa tarde!
    Trabalho na área terapêutica e achei muito boa a explicação sobre a fitoterapia. Gostaria de ter o privilégio de usar essa explanação para meu site que estou a fazer. vai ficar pronto apenas início do ano. Gostaria de saber se poderiam me dar autorização do uso. Gostei muito mesmo.
    Antecipo minha gratidão.
    Paz profunda a todos.
    Giorgio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *