FITOTERAPIA E HOMEOPATIA QUAL A DIFERENÇA

Além de práticas alternativas muito utilizadas no Brasil, suas utilizações são um pouco confundidas entre o público leigo

A fitoterapia e a homeopatia utilizam métodos alternativos criados para tratar doenças de diversas origens a partir de soluções naturais, ou seja, sem a utilização de técnicas farmacológicas ou elementos industrializados.

Saiba, porém, que há uma grande diferença entre essas duas terapias, pois enquanto a primeira (fitoterapia) utiliza-se de apenas plantas, a outra (homeopatia), também se aproveita de elementos naturais do tipo mineral ou animal.
E não é só isso…

A forma como é adquirido o diagnóstico do paciente também é bastante distinta entre essas duas terapias complementares.

Vejamos mais sobre cada uma delas e suas diferenças

Diferença entre fitoterapia e homeopatia

Gosta muito de massagem? Então curta!

FITOTERAPIA

A fitoterapia foi se desenvolvendo entre os povos de forma independente, ou seja, cada qual a sua maneira. Eles utilizavam as plantas para tratar e curar doenças comuns na época, combatendo seus sintomas. Este método de manipulação e obtenção de elementos, não se favorece da natureza animal ou mineral, mas somente das plantas.

As plantas podem ser administradas através de infusão ou cataplasma.

Leia também: Diferença entre fitoterapia e plantas medicinais

HOMEOPATIA

A homeopatia surgiu em 1796 por Samuel Hahnemann. Ela trata diferentes tipos de doenças a partir de substâncias naturais que possuem elementos causadores dos mesmos sintomas sofridos pelo paciente, sejam esses elementos de origem animal, vegetal ou mineral. A lógica é simples, “os iguais se atraem”, e assim se curam.

Acredita-se que a partir deste método torna-se possível o equilíbrio das energias reguladoras da saúde do paciente, de modo que o mesmo possa se recuperar com satisfação.

Na homeopatia o diagnóstico também é obtido de maneira diferenciada. Observa-se o paciente como um todo, cria-se uma relação de respeito, presta-se extrema atenção a seus relatos, problemas, seus quatro humores, fezes, sangue, bile, dieta, exercícios físicos, higiene, clima e crises.

Leia também: Diferença entre Fitoterapia e Alopatia

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE A FITOTERAPIA E A HOMEOPATIA

A homeopatia obtém as propriedades curativas das plantas, dos animais e dos minerais, através da diluição, sucussão e dinamização desses elementos, enquanto que, a fitoterapia se utiliza de métodos populares para a obtenção de tais propriedades.

Ambos os métodos, embora naturais, se diferenciam pelas técnicas terapêuticas utilizadas e também pelos elementos básicos dos quais se obtém as propriedades curativas, além do tipo de avaliação para diagnóstico do paciente.

E VOCÊ, JÁ CONHECIA A DIFERENÇA ENTRE FITOTERAPIA E HOMEOPATIA? COMENTE!

FITOTERAPIA E HOMEOPATIA QUAL A DIFERENÇA
5 (100%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *