FITOTERAPIA ERVAS QUE PODEM CURAR DOENÇAS

A fitoterapia é o método tradicional que utiliza as plantas para curar e tratar doenças de diversos tipos através de seu uso natural e caseiro

A origem de toda farmacologia é fitoterápica, ou seja, as plantas medicinais foram pesquisadas e tiveram a sua composição alterada em laboratório para a fabricação de medicamentos.

Trata-se de um método que vem sendo utilizado desde há muitos anos como forma de prevenir, tratar, ou curar doenças.

Neste método as plantas são utilizadas de todas as formas caseiras conhecidas como chás, compressas, cataplasmas, unguento, lavagens, inalações e banhos.

Vejamos neste artigo, como as ervas e plantas medicinais utilizados na fitoterapia têm o poder de curar doenças.

Ervas e plantas medicinais utilizados na fitoterapia para curar doenças

Gosta muito de massagem? Então curta!

PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA FITOTERAPIA

As plantas medicinais utilizadas através da fitoterapia constam do uso de suas flores, sementes, cascas, diluições e extrato.

A camomila, por exemplo, é utilizada em forma de chá e serve para acalmar, melhorar as funções intestinais, e aliviar as dores de cabeça.

O Ginseng, por outro lado, favorece e estimula a energia corporal, combate o estresse e é tido como um potente afrodisíaco.

Já, parar curar doenças como a catapora e o sarampo, recomenda-se a planta de sabugueiro, que também é antitérmica e combate resfriados.

Veja também: Benefícios da fitoterapia

Para cada problema de saúde há um tipo de planta medicinal que pode ser usada como forma de prevenção ou tratamento, mas há benefícios estéticos que também podem ser favorecidos pela fitoterapia como, chá de alfavaca, ou, chá alecrim, para a calvície, e chá verde para perder barriga.

CONTRAINDICAÇÕES DA FITOTERAPIA

Apesar das plantas poderem ser usadas de forma natural e caseira pela fitoterapia, algumas delas possuem elementos que podem fazer mal à saúde de determinadas pessoas como, mulheres grávidas, hipertensos, ou pessoas propensas a desenvolver processos alérgicos. Por isso, convém sempre consultar um médico em caso de dúvidas.

Os chás também podem causar irritação no estômago se tomados regularmente, sem uma indicação adequada, ou, por mais de 3 vezes ao dia.

Os fitoterápicos, ou plantas medicinais para uso caseiro, são encontrados em casas especializadas em produtos naturais ou farmácias, mas sem a indicação no rótulo. Então redobre a atenção sobre o modo de uso para não acabar cometendo erros na administração da planta a ser utilizada para o tratamento.

FITOTERAPIA ERVAS QUE PODEM CURAR DOENÇAS
5 (100%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

3 Comentários em FITOTERAPIA ERVAS QUE PODEM CURAR DOENÇAS

  1. Nilza disse:

    Boa tarde,gostaria de saber o melhor para tratar artite no joelho a fitoterapia ou plantas medicinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *