FITOTERAPIA O QUE É E PARA QUE SERVE?

Técnica milenar mas que hoje vem sendo muito utilizada para tratamentos de doenças e promoção da saúde. Saiba o que é fitoterapia e para que ela serve.

Acredito que quase todos, quando criança, já tiveram uma dor de estômago e ouviram a seguinte frase de seus pais ou avós: “Hum… “péra aí” que já vou fazer um chá de boldo e você vai se sentir bem melhor”. Teve uma boa recordação?
Desde criança crescemos sabendo que um chá de maracujá ajuda a acalmar os nervos e por aí vai.
Está mais do que provado o poder que a fitoterapia tem em nossa vida.
Veja neste artigo todos os detalhes sobre o que é fitoterapia e para que ela serve!

O QUE É FITOTERAPIA?

A fitoterapia é baseada na presença de princípios ativos de origem vegetal, ou seja, ela é um tratamento e serve como forma de prevenção de doenças utilizando plantas, partes de plantas e algumas preparações feitas com plantas.

Segundo a terapeuta corporal holística Silvia Yamamoto, “Fitoterapia é a sabedoria milenar da utilização das plantas medicinais transmitida de geração a geração para tratar de várias enfermidades que afligem o corpo. Já diziam nossos avós, está com problema no fígado, tome chá de …

O que é fitoterapia e para que serve

PARA QUE SERVE A FITOTERAPIA?

Fitoterapia é considerada uma especialidade médica, que é tratada na área da medicina alopática, ao contrário da homeopatia e da acupuntura, que são terapias alternativas. Porém, hoje já é vista não só como alternativa, mas sim uma ferramenta que serve como complemento para a promoção da saúde.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Veja também: Qual a diferença entre fitoterapia e homeopatia

Por trabalhar de forma natural, a Fitoterapia serve para complementar tratamentos de saúde e na prevenção de doenças crônicas ou agudas.

CUIDADOS

Por mais natural que seja, é muito importante termos certos cuidados com remédios naturais.

Mesmo na fitoterapia, há algumas contra indicações, bem como efeitos colaterais. Portanto, é de extrema importância evitar a automedicação e seguir a risca as informações de dosagem e suas formas de uso.

Veja também: Vantagens e desvantagens da fitoterapia

Ao se consultar com um fitoterapeuta, é fundamental relatar ao profissional, qualquer espécie de medicamento que esteja tomando a fim de evitar que a fitoterapia interfira na ação do medicamento ou até gerando outros efeitos.

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É FITOTERAPIA

A fitoterapia já faz parte da nossa realidade e cada vez mais fará, pois já é uma técnica comprovada cientificamente e muito indicada entre os médicos como um complemento a alguns tratamentos.

E VOCÊ, TEM ALGUMA EXPERIÊNCIA COM A FITOTERAPIA? COMENTE!

FITOTERAPIA O QUE É E PARA QUE SERVE?
4 (80%) 6 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

4 Comentários em FITOTERAPIA O QUE É E PARA QUE SERVE?

  1. Maria José Rosado Santos disse:

    Já conhecia este método de tratamento, mas não com este nome. Parece-me que tenho de o fazer agora por estes dias, depois disso direi qual o resultado que me deu.
    Obrigada

  2. Zenilda nunes paiva nascimento disse:

    gostei muito de conhecer a fitoterapia eu já fiz uso de alguns produtos e gostei muito obrigado por vocês existirem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *