HISTÓRIA E ORIGEM DA AROMATERAPIA

A aromaterapia já vinha sendo utilizada há milênios através do termo “cura através de aromas”.

Você já deve acompanhar aqui no blog os diversos artigos que escrevemos a respeito da aromaterapia. Porém, você teve curiosidade em saber qual a história e origem da aromaterapia?

As flores e plantas vêm sendo utilizadas para combater pragas e doenças há milênios. Os egípcios, os romanos, os gregos, os chineses, os indianos, muitos outros povos, e também os índios, se favoreciam das propriedades terapêuticas das plantas em massagens, chás, banhos e preservação de ambientes.

Para a sua fabricação são utilizadas flores colhidas ao anoitecer ou, amanhecer do dia. Horário em que o aroma das plantas alcança o seu pico máximo. Então elas são colocadas sobre o vapor para que se possa obter o óleo essencial contido em suas flores, flores e caule.

Mas apesar da manipulação das plantas para fins medicinais ser muito antiga, e o termo “cura através de aromas” haver surgido há pelo menos 6 mil anos, a aromaterapia, como é conhecida hoje, teve seu início mais recentemente, no ano de 1928.

História e Origem da Aromaterapia

Gosta muito de massagem? Então curta!

QUANDO SURGIU A AROMATERAPIA

A aromaterapia como conhecemos hoje, surgiu através do químico francês René Maurice Gattefosse no ano de 1928, embora sua origem seja muito mais antiga. Ele tomou interesse pelos óleos essenciais de flores a partir de um acidente em seu laboratório no qual queimara uma das mãos. Para tentar aliviar o sofrimento, instintivamente, ele usou sobre a queimadura um pouco de óleo de Layender, e se impressionou com os resultados benéficos de cura.

Outros médicos também utilizaram os óleos essenciais na medicina e na estética segundo arquivos históricos de guerra. E muitos deles se prontificaram a estudar as propriedades e benefícios da aromaterapia, como é até os dias de hoje, sendo fator de interesse em diversas áreas científicas.

A aromaterapia é objeto de estudo da Psicologia, Biologia, Imunologia, Terapias avançadas, Terapias naturais, Neurologia, Metafísica, e Química.

BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA

A aromaterapia atua no relaxamento podendo ser utilizada em banhos e massagens com óleos perfumados específicos. No combate à depressão, pânico, estresse, problemas hormonais como menopausa, TPM, enxaqueca e muitos outros sintomas.

Para aproveitar os benefícios da aromaterapia, é preciso encontrar um óleo essencial de qualidade, ou o efeito poderá ser o oposto ao esperado.

CONCLUSÃO

Além de seus benefícios, é importante sabermos quando surgiu a aromaterapia, para que possamos dar o devido valor que esta técnica merece, pois há milênios temos utilizado seus benefícios para uma melhor saúde.

VOCÊ CONHECIA A HISTÓRIA E ORIGEM DA AROMATERAPIA? COMENTE!

HISTÓRIA E ORIGEM DA AROMATERAPIA
4.25 (85%) 4 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

2 Comentários em HISTÓRIA E ORIGEM DA AROMATERAPIA

  1. Ana lucia de Deus disse:

    Muito bom. Sempre temos q procura terapias ao invés d medicamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *