HISTÓRIA E ORIGEM DA AURICULOTERAPIA

Conheça mais sobre esta prática terapêutica muito utilizada no Brasil

Muito conhecida por seus diversos benefícios para a saúde, a auriculoterapia tem uma história e origem interessante e que vale a pena conhecermos para entendermos melhor como ela funciona.

A auriculoterapia desenvolveu-se a partir de achados arqueológicos realizados na província de Hu Nan, em 1973. Os artefatos constam do período de Han, que ocorreu em 206 aC a 220 dC, uma época de incentivo a educação, filosofia e artes. O papel de arroz havia acabado de ser inventado, e sendo este usado como fonte de troca de mercadoria entre os continentes vizinhos, fez com que a China se tornasse um país próspero.

Diante de tanta evolução, é natural que muito sobre sua cultura tenha sido escrito naquela época. O livro intitulado “Os onze canais dos braços e das pernas na moxabustão e os onze canais Yin e Yang na moxabustão”, trazia informações a respeito da ligação entre, os olhos, os membros, a face e a garganta, com os vasos e os canais da orelha.

Esse livro deu início às pesquisas, mas não teria sido esta a primeira fonte de informações sobre o método. Outras informações do tipo, também foram citadas durante a dinastia de Tang, Ming e também através de Hipócrates, por Platão.

história e origem da auriculoterapia

Gosta muito de massagem? Então curta!

Hipócrates é muitas vezes tido como o pai da medicina. Em seu livro “Geração” , ele conta como curou um caso de impotência a partir de uma sangria na orelha de seu paciente.

Segundo Platão, Hipócrates teria nascido em 460 aC. Outros relatos foram surgindo a partir de então, um médico português, Zacutus Lusitanus, relatou no ano de 1637, que vinha realizando  tratamentos de sucesso sobre a nevralgia ciática a partir de uma cauterização em um ponto específico da orelha.

Na década de 50, essa informação chegou ao conhecimento de um médico francês. O Dr. Paul Nogier ouviu relatos de um paciente que havia se tratado na Europa e iniciou uma pesquisa sobre o assunto. Ele decifrou os pontos meridianos situados na região da orelha e desenvolveu uma técnica conhecida como: “auriculoterapia francesa”.

Enquanto os chineses aprimoravam a acupuntura com as novas descobertas e os estudos do Dr. Paul Nogier, o mesmo experimentava tratar seus pacientes através da reflexoterapia. A reflexoterapia utiliza ferramentas do tipo laser e elétrica para proporcionar estímulos na orelha.

O QUE ACHOU DA HISTÓRIA E ORIGEM DA AURICULOTERAPIA? COMENTE!

HISTÓRIA E ORIGEM DA AURICULOTERAPIA
3 (60%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

3 Comentários em HISTÓRIA E ORIGEM DA AURICULOTERAPIA

  1. wilson Grus disse:

    Gostei muito. Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *