HISTÓRIA E ORIGEM DA FITOTERAPIA

A fitoterapia surgiu há milhares de anos como única fonte de cura para as mais diversas doenças enfrentadas pelo ser humano.

Que os benefícios da fitoterapia já estão sendo percebidos pelo público em geral isto você não pode negar. Agora, você conhece ou lá leu a respeito da história e origem desta terapia complementar que vem sendo muito procurada no Brasil?

A fitoterapia trata do estudo das plantas na cura de doenças. O registro mais antigo que se tem sobre este estudo foi encontrado na China, e diz respeito a anotações feitas pelo imperador Cho-Chin-Ken há 3 mil anos a.C . Em seus textos ele descrevia as propriedades das plantas medicinais cânfora e ginseng.

No entanto, a história e origem da fitoterapia são incertas, já que pessoas de diversas regiões do planeta já utilizavam as plantas como único recurso para tratar doenças.

História e origem da fitoterapia

ORIGEM DA FITOTERAPIA

Não se sabe ao certo quando surgiu a fitoterapia, mas acredita-se que tenha sido a mais antiga forma de tratamento de doenças utilizada no mundo. Estudiosos afirmam que o interesse pelas plantas possa ter partido da observação das pessoas sobre o comportamento de animais herbívoros.

Gosta muito de massagem? Então curta!

O relato mais conhecido é o dos monges religiosos que ao observarem seus animais caseiros se alimentando de grãos de café e percebendo seus efeitos sobre eles, criaram a bebida para que pudessem se manter acordados por mais tempo durante as vigílias.

HISTÓRIA DA FITOTERAPIA

Desde o Egito antigo as plantas, assim como alguns metais e venenos de animais, eram utilizadas como medicamento. Ao todo foram encontrados pelo menos 700 tipos de drogas para uso medicinal relatados num papiro de 1.500 anos a.C. Os assírios, e os hebreus também cultivavam estas plantas para a produção de tais drogas.

Já na antiga Grécia (460-377 a.C), Hipócrates, conhecido como o Pai da Medicina descreveu os conhecimentos médicos daquele tempo em seus escritos. Neles também haviam recomendações de uso e  indicações de plantas para cada tipo de doença.

A principal referência da qual se aproveitaram os países do ocidente derivam do grego Dioscórides . Em seu livro “De Matéria Médica”, ele descreveu 600 espécies de plantas, seguido de ilustração e indicação para uso.

Veja Também: Vantagens e desvantagens da fitoterapia

A FITOTERAPIA NO BRASIL

Os índios do Brasil já utilizavam as plantas para tratar doenças, e este conhecimento pôde ser enriquecido através dos anos, com a chegada dos escravos, jesuítas europeus e seus conhecimentos sobre as plantas.

Curiosamente e para nosso benefícios, algumas das plantas descobertas naquela época ainda são utilizadas hoje pela botânica.

E VOCÊ, CONHECIA A HISTÓRIA E ORIGEM DA FITOTERAPIA? COMENTE!

HISTÓRIA E ORIGEM DA FITOTERAPIA
4.5 (90%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Um comentário em HISTÓRIA E ORIGEM DA FITOTERAPIA

  1. ivonete disse:

    gostei muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *