HISTÓRIA E ORIGEM DA MASSOTERAPIA

Saiba onde surgiram diversas técnicas milenares de promoção da saúde

Antes de abordarmos a fundo sobre a origem da massoterapia, é interessante conhecermos um pouco sobre a origem da própria palavra.

A palavra massagem vem do grego “masso” que significa “amassar” e o termo terapia vem da palavra “therapy”, ou seja, estamos falando de uma forma de tratamento que é realizado através da massagem.

Após entendermos sobre o significado da palavra massoterapia, vejamos um pouco sobre sua origem.

ORIGEM DA MASSOTERAPIA

Devido à falta de comprovações de registros históricos, não podemos precisar exatamente qual a origem da massoterapia.

De acordo com pesquisas que são realizadas frequentemente, podemos verificar que o uso da massoterapia estaria relacionado às civilizações antigas que faziam parte do Oriente, onde em 300 A.C, Qi Bo e também o Imperador que era chamado de Amarelo, acabaram por publicar na China que havia o “Clássico da Massagem”, onde a primeira obra seria relacionada ao tema que se teria o conhecimento.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Sendo assim, o único registro escrito de tal época, e que teria sobrevivido ao tempo, é o de Han Quan Shu, que seria o “livro de Massagem da Dinastia Han”.

História e Origem da Massoterapia

Na Grécia, assim como também na que sempre foi chamada de Roma antiga, a massagem teria começado a extrapolar o que é considerado como estigma de uma técnica para o relaxamento do corpo, algo que era bastante feito entre os orientais, sendo que para isto, os médicos acabavam por realizar a manobra conhecida hoje como fricção para poderem tratar seus pacientes.

CURIOSIDADE

Já durante a Idade Média, a massoterapia, teria sido banida da Europa, e isto seria uma consequência do desejo da Igreja Católica na época, pois o contato físico acabava por ser considerado como algo pecaminoso.

HISTÓRIA MAIS RECENTE

Por volta de 1968 na França, Suécia e Holanda, a massagem começou a ser mais aceita e conhecida como método terapêutico no Ocidente devido ao desenvolvimento de técnicas baseadas em conhecimentos da ciência da época e fisiologia.

E VOCÊ? CONHECIA A HISTÓRIA E ORIGEM DA MASSOTERAPIA?

HISTÓRIA E ORIGEM DA MASSOTERAPIA
4 (80%) 9 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

9 Comentários em HISTÓRIA E ORIGEM DA MASSOTERAPIA

  1. maria teresa ribeiro menezes disse:

    obrigado pela oportunidade de conhecer belos estudos….

  2. Marco disse:

    Existe sim comprovação da utilização da massagem como você pode ler no livro sagrado dos Indus (Os Vedas) ou na Odisseia de Homero e até existe alguns relatos de Hipócrates. Mas o maior nome da Massagem e de Pether Enry Ling. Na verdade foi criado o Massoterapeuta por razoes políticas, pelo fato do Massagista que para abrir um espaço terapêutico tinha que prestar um exame junto ao CRM e o conselho regional dos Farmacêuticos e isso tirava a sua autonomia, para garantir a autonomia do profissional de Massagem criou-se o Massoterapeuta (profissional liberal e sem vínculo com algum seguimento da área de saúde)

  3. Rafael disse:

    Bom massagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *