HISTÓRIA E ORIGEM DA REFLEXOLOGIA PODAL

Muito utilizada até hoje para a promoção da saúde a reflexologia podal é datada há mais de 4.000 anos atrás

A reflexologia podal funciona atuando de forma terapêutica no combate às dores e doenças comuns do nosso organismo, através da pressão exercida sobre determinado ponto de reflexo sobre o nosso corpo.

Esses pontos de reflexo podem ser encontrados nas orelhas, nas íris dos olhos, nas palmas das mãos e, na planta dos pés.

Reflexologia podal, é como denominamos a técnica exercida sobre os pontos de reflexos encontrados nos pés.

A ORIGEM DA REFLEXOLOGIA PODAL

Esse método de cura existe há pelo menos 2.500 AC, quando os egípcios já demonstravam utilizar tais conhecimentos através de pinturas arqueológicas. Acredita-se que esta técnica tenha sido compreendida mais tarde pelos budistas indianos, que teriam levado esse conhecimento para a China.

Na china, a técnica milenar é aplicada até os dias de hoje. Foram os chineses os mais interessados em desenvolvê-la. Escrituras antigas de origem chinesa detalhavam os conhecimentos sobre este método antigo em relação aos pontos de reflexão encontrados em partes do corpo.

Gosta muito de massagem? Então curta!

história e origem da reflexologia podal

A HISTÓRIA DA REFLEXOLOGIA NO OCIDENTE

A técnica se tornou conhecida no ocidente através dos estudos de alguns médicos europeus que comprovaram os diversos benefícios oferecidos pela reflexologia podal, como os do Dr. P. Nogier,  os médicos Adamus e A’tatis, Dr. Willian Fitzgerald, Dr. Joseph S. Riley e a Dra. Eunice Inghan.

Os médicos Adamus e A’tatis escreveram um livro sobre a “Terapia por Zonas”, que foi publicado no ano de 1582. O médico francês P. Nogier se aprofundou na arte da reflexologia auricular, que trata da pressão em pontos relacionados na orelha. Enquanto o alemão, Dr. Willian Fitzgerald, tratou da reflexologia podal.

Fitzgerald e seus colegas desenvolveram um livro com ilustrações dos pontos da reflexologia podal no ano de 1917. Dr. Joseph S. Riley trabalhou com Fitzgerald, ele desenvolveu os diagramas detalhados sobre pontos reflexos localizados nas plantas dos pés.

Já, a Dra. Eunice Inghan, que atuou como assistente de Riley, dedicou 40 anos ao estudo da reflexologia podal, utilizou seus conhecimentos sobre a técnica em seus pacientes, desenvolveu o “Método Inghan de massagem de compressão e, escreveu dois livros sobre o assunto: “ A história que os pés podem contar”, e “ A história que os pés têm contado”.

CONCLUSÃO

É interessante conhecer um pouco sobre a história e origem da reflexologia podal, pois esta prática até hoje é muito utilizada em diversos países, inclusive no Brasil e muitas pessoas puderam comprovar a eficácia deste método para a promoção da saúde e uma qualidade de vida melhor.

O QUE VOCÊ ACHOU DA HISTÓRIA E ORIGEM DA REFLEXOLOGIA PODAL? COMENTE!

HISTÓRIA E ORIGEM DA REFLEXOLOGIA PODAL
4.08 (81.54%) 26 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

4 Comentários em HISTÓRIA E ORIGEM DA REFLEXOLOGIA PODAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *