INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CROMOTERAPIA

Saber as indicações e contraindicações da cromoterapia é fundamental para o sucesso do tratamento

As indicações para realizar sessões terapêuticas de cromoterapia são bem distintas e todas elas buscam melhorar sua saúde e bem-estar por meio de cores e as propriedades que elas trazem ao nosso corpo e mente.

Como abordado no artigo “O que é cromoterapia”, hoje em dia, a cromoterapia usa as 7 cores do espectro solar, por meio da tecnologia, e os tratamentos são feitos com um pequeno bastão com uma lâmpada de 25 watts de potência. O bastão é exposto 5 cm próximo da pele do cliente e permanece no local cerca de três minutos.

Cada cor tem uma indicação específica e reações ao nosso corpo. Confira abaixo as indicações e contraindicações das cromoterapia em relação a nossa saúde.

Indicações e contraindicações da cromoterapia

Cor Amarelo
Indicado no tratamento de má digestão, prisão de ventre, vermes, problemas nos rins, problemas intestinais, manchas na pele, cravos e espinhas, problemas como stress e irritabilidade. Indicado também para melhorar o autocontrole e auxiliar em tratamentos depressivos.

Gosta muito de massagem? Então curta!

A cor amarela tem as seguintes contraindicações em seu uso: infecções, insônia, alcoolismo, diarreia, úlceras, gastrite e inflamações.

Cor Vermelho
Indicado para problemas como anemia e pressão baixa, fadiga e indisposição. O uso desta cor é altamente revigorante e enérgica.

A cor vermelha possui as seguintes contraindicações: problemas com pressão alta, situações estressantes, euforia, insônia, tumores, febre.

Cor Laranja
Indicado para doenças pulmonares, má digestão, gases, pedras nos rins, diminuir as taxas de colesterol, obesidade, cãibra.

A cor laranja é contraindicada para pessoas que possuem problemas com insônia.

Cor Verde
Indicado para tratar problemas de pressão arterial, problemas no coração, ansiedade, pedras nos rins, nódulos, ajuda na cicatrização de machucados e cirurgias.

A cor verde não possui nenhuma contraindicação, porém, seu uso deve ser moderado.

Cor Azul
Indicado nos casos de infecções, inflamações, problemas de coagulação, insônia, problemas de tireoide, nervosismo e queimaduras. O azul também possui propriedades relaxantes sendo capaz de promover a sensação de paz e quietude.

O uso da cor azul é contraindicado no tratamento de resfriados, cansaço e fadiga.

Cor Violeta
Indicado como um antiestressante, a cor violeta tem o efeito calmante no coração e é capaz de purificar o sangue. Seu uso também é indicado para exercícios de meditação e concentração.

A cor violeta não possui contraindicações, porém, seu uso também deve ser moderado.

Índigo
Assim como a cor azul, o índigo possui propriedades relaxantes. É capaz de diminuir os batimentos cardíacos. A cor índigo atua diretamente no sistema nervoso central sendo capaz de promover paz e calma para a mente.

O índigo não apresenta contraindicações.

Veja também: História e Origem da Cromoterapia

CONCLUSÃO

É fundamental conhecer as indicações e contraindicações da cromoterapia para que seu tratamento seja eficaz, porém, vale ressaltar, que o uso da cromoterapia não dispensa tratamentos médicos convencionais.

Procure sempre um profissional formado e experiente para garantir um tratamento adequado para seu caso em particular.

VOCÊ CONHECIA ESTAS INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CROMOTERAPIA? COMENTE!

INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CROMOTERAPIA
5 (100%) 3 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

5 Comentários em INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CROMOTERAPIA

  1. José Romeu De Andrade Paschoalim disse:

    Gostaria de saber qual a cor certa para meu filho tem 12 anos e tem manchas na pele no corpo inteiro são tres cores de manchas vermelha, roxa, e branca manchas grandes ja faz tres anos que estamos tratando e não conseguimos nenhuma solução por favor me ajude obrigada

  2. denise gabriel disse:

    gosto muito dessa técnica,interessante,e acredito nos resultados.

  3. rosa maria da silva pinto disse:

    Eu já usei a cromoterapia emgostei MT

  4. Mara Gonçalvess disse:

    Eu gostei do artigo mas eu reparei que tem comentários de 2014 sem retorno.Eu quero muito fazer esse curso de Cromoterapia mas onde eu posso fazer me deem uma dica por favor.Atencciosamente.Mara Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *