O QUE É ACUPUNTURA E PARA QUE SERVE?

Terapia com mais de 5000 anos de existência, a Acupuntura é uma das mais tradicionais ferramentas para a promoção da saúde. Confira o que é Acupuntura!

Acredito que muitos de nossos leitores já ouviram falar sobre os benefícios da Acupuntura, porém, ao saber que esta técnica utiliza agulhas, alguns desistiram da ideia de realizar algum tratamento devido ao medo que muitos de nós temos de agulhas e também sobre a falta de informação a respeito desta técnica.

Neste artigo mostraremos que a Acupuntura é indolor (não causa dor) e é uma ferramenta excepcional para promoção da saúde e qualidade de vida.

O QUE É ACUPUNTURA?

A palavra Acupuntura é derivada do latim “acus” (agulha) e “puntura” (Picada feita com punção).

A Acupuntura é uma terapia que estimula o próprio organismo a melhorar seu funcionamento e o leva ao equilíbrio (homeostase) através de aplicação de agulhas em pontos específicos no corpo (meridianos).

Veja também: Como funciona a acupuntura

Gosta muito de massagem? Então curta!

Na Medicina Oriental, quando ficamos doentes, é um sinal de que nosso organismo está em desequilíbrio. Portanto, a Acupuntura tem como objetivo restabelecer a harmonia do corpo através de estímulos nos meridianos (canais de energia).

Na visão da Medicina Ocidental, os estímulos praticados na Acupuntura são capazes de liberar substâncias que alteram o sistema nervoso e promovem o equilíbrio para todo o corpo.

O que é Acupuntura

PARA QUE SERVE A ACUPUNTURA?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Acupuntura serve como complemento para tratamentos da medicina tradicional e inclusive, lista mais de 40 doenças em que há ótimos resultados com a utilização desta técnica, das quais podemos destacar:

  • Recuperação de AVC
  • Depressão
  • Cólicas
  • Enxaqueca
  • Gastrite
  • Artrite
  • Sinusite
  • Problemas intestinais
  • TPM
  • Rinite
  • Alergias
  • Auxilia no emagrecimento
  • Dores nas costas
  • Insônia
  • Dores musculares
  • Fibromialgia

A PRÁTICA DA ACUPUNTURA DÓI?

É bem comum as pessoas se perguntarem se acupuntura dói, mas saiba que quando o terapeuta insere a agulha na pele, o cliente pode ter uma leve “sensação de picada” ou “sensação de choque”, mas nada que gere desconforto ou impeça a prática da técnica.

CONCLUSÃO

Se a acupuntura não tivesse efeitos comprovados, seria impossível esta prática permanecer por aproximadamente 5000 anos. Esta é uma das principais técnicas utilizadas da Medicina Oriental e quem já realizou algum tratamento, aprova e indica esta prática como promoção da saúde para outras pessoas.

O preço da sessão de acupuntura varia entre R$ 40,00 e R$ 250,00 dependendo da localidade.

Vale ressaltar que para garantir a qualidade do tratamento através da Acupuntura é fundamental pedir indicação para conhecidos que já realizaram algum tratamento com Acupuntura e tiveram a experiência com um profissional especializado em Medicina Oriental.

E VOCÊ? JÁ CONHECIA A ACUPUNTURA? COMENTE!

O QUE É ACUPUNTURA E PARA QUE SERVE?
4.17 (83.33%) 66 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

56 Comentários em O QUE É ACUPUNTURA E PARA QUE SERVE?

  1. Leo caporelle disse:

    Não tinha conhecimento deste tratamento! Estava na casa de amigas Portuguesas especialista neste tratamento.senti umas pontadas do estômago provavelmente infeção intestinal!
    Corpo mole pouco de febre e aquela agonia no intestino. Ela fez cupuntura em minha orelha! Não doeu em mim nadinha! Com 4 dias ela vai remover as pequenas agulhas da minha orelha. Uma energia muito boa posso sentir! Obr!!! face: Léo cporelle

  2. sueli alves disse:

    no momento estou em tratamento.estou gostando já tem um tempo que eu faço acupuntura.faço para aliviar dores nas costas me sinto melhor quando faço.também faço para depressão.ou seja para prevenir a depressão.claro que sinto as picadas das agulhas.mas dar pra suportar.no começo eu fiquei com muito medo.mas consegui enfrentar as agulhas.mas não quer dizer que parei o medo de agulha.mas enfim é muito bom.Obrigada suelli alves

  3. Yasmin Hens disse:

    Eu achei muito entereçante essa forma que se usa Acuntupunra

  4. Yasmin Hens disse:

    Gostei munto sobre isso porque estou fazendo um trabalho sobre isso…

  5. val disse:

    Tenho muitas dores nas costas e musculos.quero saber quantas sessões mais ou menos eu preciso.aguardo resposta.grato

  6. Beatriz disse:

    Ola!
    tenho muita ansiedade já fiz ,de tudo + não resolve sofro muito,com isso fora que tenho uma prisão de ventre horrível,gostaria de saber se funciona? uma duvida é se essa terapia resolve para (Impotência Sexual Feminina)? esses são meus 3 problemas gravíssimos e preciso saber se a acupuntura funciona nessa areas. rsrs

  7. Maria cicera do nascimento disse:

    Eu estou fazendo a computura estou mim sentido bem para o tratamento de enxaqueca estou adorando ….

  8. Maria cicera do nascimento disse:

    Adorei fazer a computura para o tratamento de enxaqueca estou amando bjs:

  9. elenir de moraes disse:

    estou fazendo mais eu acho que esta demorando muito, mas a dor do joelho que estava com lesao e artrose esta passando a dor da agulha em comparaçao com a dor que eu sentia nao e mas nada gostaria de saber se e assim mesmo ,obrigada.

  10. Miriã disse:

    Oii
    Muito Bom essa terapia,ajuda muitto melhorar o funcionamento das pessoas.
    Alguns ajudam bem rapido…

  11. RUberval disse:

    TIbe um AVC e estou necessitando para recuperar um problema local (minha boca ficou com um sequela) a acupuntura é recomendada para o meu caso e onde encontrarei uma clinica confiável?

  12. Licia disse:

    Já fiz e gostei muito…

  13. Rodrigo Antolini disse:

    tem otimos efeitos quando é feita longo antes de dormir e acompanhada de uma alimentação equilibrada.

  14. Cris disse:

    Sueli Silva na rede pública SUS existem sim profissionais dessa area, inclusive estou fazendo o tratamento pelo mesmo.

  15. francelio cabral disse:

    faço tratamento psiquiatrico e psicologico desde 1999 devido a ansiedade e depressao .mas so agora descobri a homeopatia e acumputura. gostaria de saber ce seria bom para min.obrigado francelio cabral

  16. Maria de Fátima Pereira disse:

    Gostaria de saber se acupuntura é bom pra hérnia de disco. Sofro com dores terríveis

  17. marisa disse:

    Meu marido tem a cabeça do fêmur desgastada, gostaria de saber se a acumpultura serve tambem para este caso? hernia de disco?

    • Maria josé da silva disse:

      Marisa oi tudo bem eu vou começar sessões de acupuntura pois tenho desgaste do fêmur direito,pois faco atividades academia e participo de corridas de rua não simto dores em movimentos,mais em repouso sinto muito desconforto e dor,ortopedista me encaminhou para fazer acupuntura tenho esperança de melhorar.

  18. Evanio Alves disse:

    Ola!!!
    Bom estou no tratamento também, tenho dor no nervo ciático da perna esquerda, e dores na escápula e nos ombros, estou fazendo acupuntura e massagem oriental com um Coreano, a massagem dói pra cacete, porque é para fazer o sangue circular nas articulações, o stress faz com que nós ficamos ansiosos, e com isso o sangue para de circular em determinadas regiões do corpo (no meu caso nas costa, altura do ombro e escápula) Acupuntura Dói ??? Dói sim, eu tomei agulhada ate na cabeça, nos pulsos, pés kkkk Dói mas é massa, ate agora ta valendo a pena, pq vc vai nesses hospitais, eles te metem remédios, etc. acaba qu vc gasta ate mais e nao resolve o problema, agora o Coreano disse qu talvez vou ter qu tirar o sangue na altura da escápula, pq é sangue com gordura, que acumula e nao quer circular, estou com medo pra caralho. kkk mas já estou bem mais tranquilo, meu nervo ciático ja senti uma boa melhora, e na parte superior do meu corpo (ombros) tambem ja senti uma pequena melhora, e eu fiz apenas 3 sessões.

  19. Maria do carmo silva disse:

    Eu faço duas ver por semana para melhor os sintomas da zika pois dor muito às articulações é estou melhorando.

  20. marli disse:

    Faço acupuntura devido a inflamação nos tendões e me sinto bem melhor.

  21. Deguimar disse:

    Gostaria de saber se acupuntura cura esporão calcaneo? Ouvi falar que cura. O que vocês acham? Tem alguém que já fez? Por favor, me passa alguma i formação.

  22. Erika Ap.de Souza Galindo disse:

    Gostaria de saber si tira estrias? Alguém ja fez i sabe si sai mesmo?

  23. Kátia Cristina Soares Baptista disse:

    Boa tarde!!!
    Gostaria de saber se acupuntura serve pra artrose nas coxas e se tb pra stress,e tb prisão de ventre.
    Me ajudem e me respondam se possível. Um abraço.

  24. Naercio silvestre Bonfim disse:

    Segundo o médico ortopedista, estou com inflamação na bursa dor no fêmur e quadriu, a acupuntura resolve o meu problema. Obrigado

  25. Miriam Moratti disse:

    Boa tarde. ..sofro de ansiedade a qual faz minha pressas subir.Causando assim depressão. Irei iniciar segunda próxima. Será qUE vai me ajudar? Gratá Miriam

  26. Alcina disse:

    Tive lesão do menisco, agora ele se esfarelou, mas fiquei com artrose, sentia muitas dores , Trato com reumatologista , melhorou muito, ando de muleta, meu joelho quando ando, ele não dobra. Sento normal,cruzo as pernas,mas andar é difícil. Acupuntura é bom para meu caso?

  27. Keila Emanuela disse:

    Minha sogra trincou o osso da perna devido uma queda, fora que ela já teve dois AVC, acupuntura é bom pra ela .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *