O QUE É AURICULOTERAPIA?

A auriculoterapia cada vez mais tem sido procurada como uma terapia complementar. Confira neste artigo o que é auriculoterapia e como você pode se beneficiar desta técnica.

Consegue imaginar que em nossa orelha há centenas de pontos, que quando estimulados, são capazes de produzir bem estar, alívio de dores localizadas, relaxamento e ainda serve como um complemento para um tratamento alternativo de saúde?

Pois bem, você precisa saber o que é auriculoterapia e conhecer todos os benefícios que esta técnica milenar vem promovendo para as pessoas.

AURICULOTERAPIA, O QUE É?

“Aurículo” significa “orelha” e “terapia” quer dizer “tratamento”. Portanto, podemos dizer que a auriculoterapia é um tratamento através da orelha.

As orelhas possuem locais (pontos) estratégicos que correspondem aos nossos órgãos e algumas funções do corpo. Quando estas áreas são estimuladas, o cérebro recebe um impulso e reage, gerando uma série de fenômenos físicos a fim de promover a homeostase (equilíbrio do corpo).

Isto se dá, por haver uma grande irrigação sanguínea em nosso ouvido externo, e estes pontos quando estimulados, conectam-se ao nosso Sistema Nervoso Central.

Gosta muito de massagem? Então curta!

O que é auriculoterapia?

BENEFÍCIOS

Uma das maiores vantagens da auriculoterapia é que ela é eficaz e rápida!

Há vários depoimentos de pessoas que estavam com dores agudas (cabeça, costas, musculares, etc) e após a sessão já apresentavam grande alívio.

A aurículo, como também é conhecida, atua com grandes benefícios nos seguintes casos:

  • Ansiedade
  • Emagrecimento
  • Insônia e distúrbios do sono
  • Equilíbrio do organismo
  • Tratamento de vícios

Veja também: Para que serve a auriculoterapia

COMO FUNCIONA UMA SESSÃO?

Antes de qualquer prática terapêutica, o terapeuta sempre aplica um questionário (anamnese) para colher informações que serão essenciais para o sucesso do atendimento.

Após esta avaliação, o terapeuta realiza uma análise visual e faz a palpação da orelha para verificar sinais que possam confirmar sua investigação para este atendimento.

Após as analises e criação de um plano de atendimento, o terapeuta colocará algumas sementes de mostarda em alguns pontos da orelha e as fixará com um esparadrapo. Assim que fixado estas sementes, o terapeuta faz um estímulo neste local, pois como vimos anteriormente, é necessário este estímulo para que o cérebro receba a informação.

Terminada a sessão, o cliente fica com as sementes na orelha por cerca de 3 dias e é orientado a fazer a própria estimulação dos pontos 3 vezes ao dia.

No 4º dia, o próprio cliente pode retirar as sementes sem nenhum risco.

CONCLUSÃO

Após saber o que é auriculoterapia e quais seus benefícios, podemos chegar à conclusão de que esta técnica é uma boa pedida para um complemento ou tratamento alternativo de cura e/ou prevenção de doenças.

COMENTE! O QUE É AURICULOTERAPIA PARA VOCÊ?

O QUE É AURICULOTERAPIA?
3.95 (78.93%) 56 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

59 Comentários em O QUE É AURICULOTERAPIA?

  1. Hilda Lucia Martins disse:

    Conheço!maravilhoso, me sento muito bem

  2. viviane disse:

    eu estou fazendo para emagreçer e ja estou vendo resultado,é muito bom!!!

  3. Selma Regina disse:

    gostaria de saber se a tecnica funciona na depressao.onde procurar para me beneficiar, e contra enxaqueca e bom?

  4. adriano assis da silva disse:

    Gostaria de saber se a técnica funciona, para quem tem tdh

  5. Simone R. C. Seguin disse:

    Realmente funciona…comecei como paciente …estudei…conclui o curso e hj posso afirmar que funciona…para o paciente é super tranquilo e alivia e muito em dores agudas

  6. sonia disse:

    Gostaria de saber se esta técnica também resulta para quem quer deixar de fumar. Estou a tentar engravidar mas antes queria acabar com este vicio, e quais as contra indicações.

    • Francyane Stringhini disse:

      Sonia, a auriculoterapia auxilia sim a pessoa a deixar o vício do tabaco. Converse com um naturólogo que pode te explicar melhor como funciona.

  7. Augusta disse:

    Estou usando para emagrecer, estou amando, tudo de bom!

    • Michelle Jaqueline Martins Gontijo disse:

      Augusta e quantos kilos vc ja emagreceu em quantos dias vc começou a ver resultado coloquei ontem beijos aguardo resposta obrigada

  8. Margarida Gorino disse:

    Comecei essa semana,e espero alcancar minhas espctativas….

  9. santiliane disse:

    Tenho dor cronica no ombro e sempre tenho alívio com auriculo e acupuntura.

  10. rosana costa disse:

    FAço o tratamento 1 vez por semana no espaço coma e emagreça

    • Juceila disse:

      Bem, Joyce, estudar e9 mais uma queste3o de he1bito. Recomendo que coecme estudando meia hora por dia, todos os dias, e depois ve1 aumentando. Ponto de acupuntura ne3o ire3o lhe ajudar na formae7e3o de um novo he1bito.

  11. joyce disse:

    eu keria aber c esse tratamento c sente algum tipo de dor no local onde fika as sementinhas e c colocado de maneira errada c oferece algum problema.

    • Krishna disse:

      OlaaGostaria de saber se he1 algum ponto para estimular a apgarizedem, pessoas com dificuldades para aprender, e tambem pontos para disposie7ao, para acordar disposta Desde ja muito obrigada Joyce

  12. Rosimária Salvador Santos disse:

    Fiz ontem acupuntura e as sementes na orelha estão me dando dor de cabeça só do lado esquerdo o lado da orelha, quando pego nas sementes doí mais.isso é normal?ou devo tirar as sementes?

  13. tatiana disse:

    Quero muito receber suas dicas muito valiosas estou estudando auriculo e massoterapia

  14. rodrigo disse:

    onde consigo endereço para fazer a sessao, moro na cidade de castilho-sp

  15. Célia Regina Guimarães disse:

    Eu sou a gente comunitário de saúde e comecei hoje fazer auricular, aonde na rede pública posso continuar a terapia.

  16. Célia Regina Guimarães disse:

    Moro no Rio de Janeiro ,RJ bairro de Quintino Bocaiúva, trabalho na clínica da família Carlos Nery onde eu posso fazer a agricultura.

  17. Célia Regina Guimarães disse:

    Estou me sentindo bem sem dores nas costas penso que vou dormir bem esta noite.

  18. Elza disse:

    Estava com muitas dores no quadril e pés, comecei a fazer estouuito melhor e consegui o equilíbrio do corpo, pois tinha muitas tonteiras também.

  19. Albertina disse:

    Eu fiz uma sessão só ainda e me sinto bem melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *