O QUE É CROMOTERAPIA?

A cromoterapia já é utilizada em diversos tratamentos de doenças e utilizada no dia a dia para promover a saúde

Já teve a sensação de chegar a um local diferente e se sentir menos estressado, com o corpo mais leve, sem pressa para sair de lá? Em contrapartida, em alguns locais (geralmente fast-food) já teve a sensação de pressa e vontade de sair logo?

Pois bem, mesmo sem que você soubesse, você acabou de ser influenciado pela cromoterapia!
Confira neste artigo o que é e para que serve a cromoterapia.

O QUE É CROMOTERAPIA?

A cromoterapia é uma pratica de cura através das cores, bem antiga, em que grandes civilizações como as do Egito, Grécia, China e Índia praticavam o uso das cores com objetivo de curar doenças e harmonizar o corpo.

No século 18, o cientista Johann Wolfgang Von Goethe, alemão, descobriu em 40 anos de pesquisa que determinadas cores influenciam nosso organismo dependendo da tonalidade usada.

Cromoterapia

Nessa pesquisa, Johann descobriu que a cor vermelha tem propriedades estimulantes em nosso organismo, assim como o verde tem propriedades repousantes, o azul calmantes e o amarelo sensações de alegria, isso é claro, dependendo da tonalidade e intensidade das cores.

Hoje em dia a cromoterapia usa as 7 cores do espectro solar, usando a tecnologia, os tratamentos são feitos com um pequeno bastão com uma lâmpada de 25 watts de potência.

O bastão é exposto cerca de 5 cm próximo da pele do cliente e permanece por mais ou menos três minutos em cada posição.

A cromoterapia não é reconhecida pela comunidade científica, mesmo estudos sérios terem mostrado evidências de influências das cores na saúde humana. Essa terapia alternativa muitas vezes é associada com práticas esotéricas como Feng Shui, cristais e astrologia.

BENEFÍCIOS DA CROMOTERAPIA

A cromoterapia é capaz de atuar no campo físico, mental e social, podendo ser um grande aliado para:

  • Auxílio nos tratamentos de enxaqueca
  • Promover a sensação de bem estar
  • Aumentar a disposição física
  • Auxiliar tratamentos de insônia
  • Estimular a circulação sanguínea
  • Estimular o SNC (Sistema Nervoso Central)
  • Aliviar os sintomas do estresse
  • Combater o cansaço físico, mental e emocional
  • Reduzir a ansiedade

SUA ORIGEM

O significado de “cor” vem da palavra grega “khrôma”.
Não há exatidão da origem da cromoterapia, mas segundo alguns historiadores, a técnica pode ter vindo do Egito antigo, onde há relatos de pessoas que usavam os raios solares para tratamento de algumas doenças.

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É CROMOTERAPIA

O tratamento com a cromoterapia ainda sofre certo preconceito do público leigo em relação a outras terapias alternativas, porém, mesmo sem sabermos, hoje já somos muito influenciados pelo uso das cores em ambientes públicos como hospitais, local de trabalho, escolas, e em alguns casos até em restaurantes e comerciais de televisão.

E VOCÊ? JÁ CONHECIA A CROMOTERAPIA? COMENTE!

O QUE É CROMOTERAPIA? 5.00/5 (100.00%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

4 Comentários em O QUE É CROMOTERAPIA?

  1. Sandra Orsini disse:

    Sou Cromoterapeuta, Massoterapeuta e meus clientes tem se beneficiado bastante com as aplicações,crianças com problemas de concentração escolar,criança com crise de T.O.C. que saiu de uma crise aguda sem uso de medicamentos,a mesma não abandonou o tratamento com psiquiatra,Idosos com problemas de Artrose ,pessoas com depressão etc…A cada dia me apaixono mais pelo trabalho com a cromoterapia e fico muito feliz em poder ajudar e aliviar o sofrimento das pessoas que me procuram.

    • Indara Maarani disse:

      ola , tudo bem ? bom , queria falar com você porque eu estou trabalhando sobre o assunto cromoterapia.. Preciso falar com você por favor retorne essa mensagem

  2. Marilci Santos Romaniuk disse:

    Gostaria de fazer um curso de cromoterapia,ja sou massagista e estou comecando um curso de massoterapia em inicio de agosto,obrigado.

  3. soeli konrad disse:

    Achei maravilhoso, sabia pouco a respeito .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *