O QUE É SHIATSU?

Conhecida como uma das técnicas mais aplicadas no Ocidente, o Shiatsu é uma técnica completa que promove saúde

O Shiatsu (lê se xi-á-tissu) também é conhecido e chamado de “massagem oriental”, porém, não podemos levar isto ao pé da letra, pois o Shiatsu é muito mais do que uma massagem.

Em uma massagem relaxante, por exemplo, o terapeuta foca em um problema específico do cliente. Já no Shiatsu, o terapeuta atende o cliente analisando todo o contexto de sua vida, seja pela análise da sua rotina, alimentação e estilo de vida.

Esta é uma das principais diferenças do Shiatsu para outras técnicas! Neste artigo lhe mostraremos mais sobre o que é Shiatsu e como esta técnica pode lhe ajudar no dia a dia.

MAIS SOBRE O QUE É SHIATSU?

Shiatsu é uma palavra japonesa onde “Shi” significa dedos e “atsupressão, ou seja, o Shiatsu significa pressão com os dedos. Porém, além dos dedos, o terapeuta utiliza os cotovelos, joelhos e mãos para realizar a técnica.

Assim como outras técnicas de massagens que tratamos aqui no blog, o Shiatsu se origina da Medicina Tradicional Chinesa.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Na Medicina Oriental, acredita-se que uma doença é causada quando há um desequilíbrio nos canais de energia da pessoa, seja por estresse, má alimentação, sedentarismo, entre outros fatores.

Esta energia é chamada de “Ki” em japonês, também conhecida como “Chi” em chinês e “Prana” em indiano.

Com o Shiatsu, é possível estimular estes pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação do “Ki” promovendo o bem estar.

O que é Shiatsu

BENEFÍCIOS DO SHIATSU

Assim como abordado no artigo “Benefícios do Shiatsu” , O Shiatsu é capaz de promover grandes benefícios para o nosso corpo dos quais podemos destacar:

  • Alívio do estresse e tensões
  • Alívio de dores de cabeça
  • Alivia dores musculares
  • Ativa a circulação sanguínea
  • Ativa a circulação dos vasos linfáticos
  • Promove a sensação de bem estar
  • Previne doenças

CONTRAINDICAÇÕES DO SHIATSU

  • Mulheres até o 3º mês de gestação
  • Casos de osteoporose
  • Casos de câncer
  • Em cima de fraturas
  • Em cima de edemas
  • Em cima varizes
  • Pessoas com processos inflamatórios agudos internos e externos

Veja também: Indicações e contraindicações do Shiatsu

CONCLUSÃO

Devido os seus diversos benefícios, o Shiatsu é uma das técnicas mais conhecidas e aplicadas mesmo aqui no Ocidente, porém, para garantir a qualidade do tratamento é fundamental sempre procurar um profissional habilitado e experiente em técnicas de medicina oriental.

E VOCÊ? JÁ CONHECIA O SHIATSU? COMENTE!

O QUE É SHIATSU?
4.18 (83.51%) 57 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

46 Comentários em O QUE É SHIATSU?

  1. sandra disse:

    meu marido esta fazendo essa massagem de shiatsu, é normal o profissional colocar a pessoa para dormir, tipo perder os sentidos pois ele não percebe que esta relaxando ao ponto de dormir, simplesmente apaga

    • Fernando Suezo Matumoto disse:

      Ola Sandra, sou formado no Japão, e aprendi que e importante que não devemos deixar o paciente dormir, apesar do sono. Ele dormindo o cérebro não recebe os estímulos da massagem, faça uma experiência, tente não dormir!

      • Alessandra Pinheiro disse:

        Olá, Fernando.

        Estou procurando um profissional para fazer o shiatsu. Tenho escoliose e sinto muitas dores no pescoço e na parte superior da coluna, devido a minha postura incorreta. Você possui um estabelecimento? Qual o valor e como são as sessões dessa massagem?

    • Sandrochirata disse:

      Essa técnica tem sim um poder de sonífero muito grande, mas depende muito do profissional que tem o controle total da situação fazendo uma mistura de silêncio e contato ao mesmo tempo. Mantendo assim o paciente acordado.

    • Sandrochirata disse:

      Essa técnica tem sim um poder de sonífero muito grande, mas depende muito do profissional que tem o controle total da situação fazendo uma mistura de silêncio e contato ao mesmo tempo. Mantendo assim o paciente acordado.

  2. Guilherme de Oliveira disse:

    Se o massoterapeuta for meu aluno de jiu-jitsu ele coloca para dormir desse jeito mesmo…

  3. fabio disse:

    Olá Sandra!
    É mormal sim. Pq ativa circulação do sangue e relaxa miuto o corpo.

  4. conceição disse:

    Estou em tratamento com vários especialista e me recomendaram a faz shistsu alias estou faze do pelo SUS, uma ótima massoterapeuta.

  5. Antonio Carlos disse:

    concordo com o Fernando, em parte: Porque após a sessão, uma “cochilada” potencializa os efeitos da massagem e vc fca legal!

  6. soeli konrad disse:

    Ahei bem interessante, alternativas novas.

  7. zlda vasconcelos disse:

    Essa técnica e simplesmente maravilhosa. Amo o shiatsu!

  8. Evania Cavalcanti disse:

    Gostaria de saber se essa masagem é feita em um ambiente com pouca luz, com som ambiente, com encenssos. Pegunto isso pq ja fiz uma em piedade e foi assim foi uma masagem mto relaxante e fiquei depois por um tempo dando um cochilinho foi de mais. So nao sei se foi shiatsu. Faz mto tempo que nao cansigo lembrar da part hotel foi eu e minhas 2 cunhadas nós temos hernia de disco. Me esplique e quanto tempo ficamos na massagens.

  9. severina peixoto da silva disse:

    Sempre recebo a massagem de shiatsu, é maravilhoso!

  10. ERNILO WETZ disse:

    A nossa vida é uma vela acesa. Nascemos e um dia vamos morrer. É a coisa mais certa do mundo. Então, durante essa vida, temos que viver bem em armonia com o nosso corpo, alma e mente. Se estamos bem com isso, somos felizes. Quando estamos doentes, precisamos pedir ajuda aos profissionais da medicina e outras modalidades terapêuticas, como massoterapia, massagista e outros, para novamente procurar o equilíbrio do nosso corpo. Tenho 58 anos e sempre procurei massagista para me ajudar, pois tenho hernia de disco, e a massagem Shiatsu é muito importante e alongamentos diversos, que fazem o meu corpo viver mais transquilo.
    Quanto aos ambientes para se fazer a massagem, percebi que devem ser de muita simplicidade, higiene, honestidade e segurança total.
    Felicidade e boa saúde a todos

  11. DÉBORA disse:

    Sou formada em Ed. Física, moradora do bairro de Jacarepaguá- Rio de Janeiro – RJ e gostaria de saber onde consigo realizar esse curso, sua durabilidade e custo. Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito.
    Obrigada,

    Débora

  12. Sensei Gabu disse:

    Quem domina a arte de aplicar o SHIATSU, sabe que não se tem fronteiras para propor a quem recebe, a satisfação e prazer de bem estar físico e mental, agregando a técnica elementos como o gelo, como a sal grosso… claro que elemento este para fins impar. a Satisfação de quem recebe o beneficio shiatsu é o premio para quem o aplica.
    Sensei Gabu, Faço SHIATSU, Professor faixa Preta desde 1990, hoje Professore Faixa Preta 5º Grau de Jiu-Jítsu FADDA e Professor Faixa Preta 4º DAN de Judô.

  13. simone suares neiva disse:

    gostaria de saber se vcs podem me indicar um curso de shiatsu.se possivel em niteroi.obg

  14. Pedro Dash disse:

    Gostei do conteudo

  15. ANA disse:

    Boa tarde!
    O ano passado tive cancer de mama tirando apenas um quadrante. ESTOU ÓTIMA AGORA!
    MINHA DÚVIDA É SE POSSO RECEBER MASSAGEM E QUAL DELAS?
    DO-IN? SHIATSU? REFLEXOLOGIA? RELAXANTE?
    OBRIGADA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *