O QUE SÃO OS MERIDIANOS USADOS NA ACUPUNTURA

Os pontos meridianos da acupuntura estão presentes em nosso corpo. Quando estimulados equilibram as energias para uma boa saúde física e mental.

Se você já leu a respeito das terapias orientais, já deve ter visto o termo meridiano ou canal de energia.

Você sabe então o que são estes pontos meridianos usados na acupuntura?

Os pontos meridianos foram identificados pelos orientais há pelo menos 500 a. C.

Trata-se de canais de energia espalhados pelo corpo que podem ser estimulados através da pressão dos dedos, moxas, ventosas, calor, ou toques com agulhas.

Estes pontos são utilizados através de diversos métodos terapêuticos com a intenção de amenizar condições dolorosas de saúde, dores musculares, dores de cabeça, estresse ansiedade, cólicas menstruais e muitos outros sintomas.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Meridianos usados na acupuntura

Segundo especialistas, estes sintomas surgem quando a energia não flui livremente pelo corpo, gerando bloqueios energeticamente intensos que precisam ser tratados através da acupuntura e práticas similares baseadas nos meridianos.

TIPOS DE ENERGIA

Existem 3 tipos de energias que circulam nosso corpo, a energia que recebemos de nossos antepassados, a energia que circula internamente e que se deve aos alimentos que comemos, e, a energia protetora, que possui um fluxo externo.

Todas estas 3 energias passam pelos canais meridianos presentes em nosso corpo.

CLASSIFICAÇÃO DOS PONTOS MERIDIANOS

Os especialistas classificam os pontos meridianos entre yin e yang, meridianos principais, meridianos extraordinários, meridianos distintos, meridianos tendino musculares, e vasos longitudinais ou transversais.

Esta classificação é útil para o desenvolvimento do processo de aprendizagem e aplicação do método. Para cada órgão classificado há também uma polaridade indicada (yin-yang) e, o número de pontos relacionados.

COMO A ENERGIA FLUI PELOS PONTOS MERIDIANOS

A energia que flui através dos pontos meridianos segue um sentido, ou seja, ela não circula de forma aleatória. Ela passa do tronco para as mãos, das mãos para a cabeça, da cabeça para os pés, e, novamente para o tronco. Mas isto não é tudo, esta energia ainda segue padrões tão meticulosos que puderam ser cronometrados.

Após estudos aprofundados concluiu-se que, esta energia flui, desta maneira organizada e regrada, passando por cada órgão do nosso corpo, de acordo com as horas do dia. Exatamente às 23:01 horas da noite, esta energia passa pelo ponto meridiano da vesícula biliar, às 01:03 horas da madrugada pelo fígado, às 11:13 ela está no coração e, assim por diante.

CONCLUSÃO

É importante saber o que são os meridianos usados na acupuntura, pois estes canais de energia são o ponto de partida para que terapeutas profissionais possam iniciar seu tratamento com eficácia.

O QUE SÃO OS MERIDIANOS USADOS NA ACUPUNTURA
4.7 (94.05%) 37 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

6 Comentários em O QUE SÃO OS MERIDIANOS USADOS NA ACUPUNTURA

  1. rosemere disse:

    muito bom a matéria parabéns.

  2. thania bitty disse:

    qual o ponto meridiano na orelha para parar de fumar?
    obrigada.

  3. hilaria margarida disse:

    Existe acunpuntura na regiao gluter bumbum. Ou seja se enfia agulha no bumbum em acunputura a onde mais ou menos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *