PARA QUE SERVE A AROMATERAPIA?

Utilizada como terapia, a aromaterapia serve como complemento para diversos tratamentos de saúde

Como já abordamos no artigo “o que é aromaterapia” aqui no blog, a aromaterapia serve e é indicada para o tratamento natural de diversos tipos de doenças.

Ela atua de forma a tratar o cliente através do aroma das flores dispersado no ar, no banho ou no ambiente.

Seu uso também é muito comum em clínicas de terapias naturais, para harmonizar o ambiente e proporcionar relaxamento e equilíbrio emocional.

O princípio ativo da aromaterapia vem da extração de óleos essenciais de flores. A forma mais comum de extração é através de seu cozimento ou aquecimento por vapor.

Vejamos para que serve a aromaterapia e quais os seus benefícios para o nosso dia a dia!

Gosta muito de massagem? Então curta!

PARA QUE SERVE A AROMATERAPIA

Seu uso é comumente indicado para clientes com problemas de origem fisiológica, cardiovascular, crises respiratórias, problemas hormonais, impotência, frigidez, e até problemas urinários.

Já é muito comum que pessoas procurem o tratamento de aromaterapia para auxiliar no tratamento de emagrecimento devido seus benefícios em promover o bem estar.

Mesmo animais e crianças são capazes de perceber e refletir os efeitos deste tratamento.

para que serve a aromaterapia

COMO A AROMATERAPIA FUNCIONA

Como citado no artigo “Como funciona a aromaterapia“, as plantas possuem propriedades curativas anti-inflamatórias, anti bactericidas, vermífugas, analgésicas, cicatrizantes e expectorantes, que quando inaladas produzem uma reação química em cadeia, que se inicia com um impulso elétrico. Esse impulso chega até os lobos frontal e temporal do cérebro, proporcionando a tradução do cheiro que sentimos.

Nosso olfato é capaz de identificar até 10 mil odores diferentes, definindo cada um deles através de suas formações químicas.

A forma como essa química interage com o nosso cérebro é que determina nosso envolvimento emocional e cognitivo, ou seja, através da aromaterapia somos capazes de sentir os efeitos claros das flores em nosso organismo. Isso ocorre de acordo com as propriedades químicas obtidas através de cada planta.

COMO SE TRATAR ATRAVÉS DA AROMATERAPIA

Para receber o tratamento adequado e experimentar os benefícios da aromaterapia, é aconselhável que se recorra a um terapeuta responsável. Alguns tipos de plantas podem ser prejudiciais à saúde de pacientes frágeis. Mulheres grávidas, hipertensos e pessoas com problemas respiratórios, podem se sentir mal após a inalação de determinadas propriedades químicas naturais, contidas nos óleos essências das flores.

As essências de flores encontradas em abundância nos supermercados, não possuem agravantes para a saúde. O aroma destas plantas e flores encontradas facilmente é produzido de forma sintética, e não possui a química natural com as propriedades originais das plantas.

VOCÊ SABIA PARA QUE SERVE A AROMATERAPIA? COMENTE!

PARA QUE SERVE A AROMATERAPIA?
5 (100%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

3 Comentários em PARA QUE SERVE A AROMATERAPIA?

  1. rosangela dias estetica corporal disse:

    me mande algo tudo na area da estetica me interessa muito obrigada ..

  2. Marta maria ribeiro disse:

    Gostei das dicas.sao esclarecedoras obrgdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *