QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA

Saiba como esta prática pode lhe promover saúde e bem estar

Uma dúvida muito comum dos leitores do “Dicas de Massagem” é em relação a aromaterapia. Às vezes, através do contato por e-mail, quando me perguntam sobre quais os benefícios da aromaterapia para nossa saúde, costumo sempre destacar os inúmeros benefícios relacionados ao bem estar, alívio do estresse, emagrecimento, sintomas da tensão pré-menstrual, menopausa, insônia e recuperação da autoestima, entre outros benefícios.

Aromaterapia trata-se da manipulação de essências florais, incluindo as raízes, o caule, a flor e as folhas. Essa essência natural pode ser captada através do cozimento de diversos tipos de plantas, ou destilação, através de vapor.

ESSÊNCIA DE FLORES E ÓLEOS ESSENCIAIS

Podemos encontrar os mais diversos tipos de aromas disponíveis no mercado, mas não devemos confundi-los com os óleos essenciais.

As essências de flores são, na verdade, a manipulação de aromas sintéticos, e em nada se comparam aos óleos essenciais. Saber identificá-los pode ser muito útil no momento de nos aproveitarmos de seus benefícios, já que as essências de flores não possuem as propriedades curativas das plantas, elas apenas exalam o mesmo aroma das essências naturais que são reais e verdadeiras.

benefícios da aromaterapia

Gosta muito de massagem? Então curta!

AS PROPRIEDADES CURATIVAS DA AROMATERAPIA

As plantas são fonte de uma variedade imensa de propriedades naturais que favorecem a saúde e o bem estar das pessoas. O conhecimento de tais propriedades deu origem a uma série de técnicas e uso das mesmas, entre elas a aromaterapia, que trata aflições e doenças através de óleos aromáticos essenciais extraídos das plantas.

As propriedades curativas da aromaterapia são:

  • Antiinflamatória
  • Analgésica
  • Expectorante
  • Anticéptica
  • Vermífuga
  • Cicatrizante
  • Germicida

CONTRAINDICAÇÕES DA AROMATERAPIA

A pesar de natural, a aromaterapia possui algumas contraindicações, por exemplo, é recomendado que mulheres grávidas, idosos, pessoas em tratamento homeopático, hipertensos e epiléticos, informem-se com o médico a respeito dessa alternativa complementar de tratamento. Alguns aromas de plantas podem prejudicar a saúde frágil de certas pessoas.

Seu uso pode ser indicado no banho, sessões de massagem, ambientes caseiros e muitos outros. Esta também é uma técnica que pode ser utilizada para tratar animais e crianças.

CONCLUSÃO

A aromaterapia serve como um recurso terapêutico para o tratamento de diversas doenças, mas para que o tratamento seja eficaz, procure por um terapeuta da área da aromaterapia. Assim, a sua experiência com a medicina alternativa e complementar poderá ser realizada de forma verdadeira e satisfatória.

E VOCÊ? CONHECIA OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA? COMENTE!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA
5 (100%) 1 vote

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Um comentário em QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AROMATERAPIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *