QUAIS OS BENEFÍCIOS DA FITOTERAPIA

O que difere um remédio de um veneno é a dose. Portanto, é fundamental conhecer os benefícios, mas também alguns cuidados

Você conhece os benefícios da fitoterapia para a saúde e qualidade de vida?

Diferente da homeopatia, a fitoterapia trata diversos tipos de doenças através da manipulação de flores e plantas de todas as espécies já estudadas.

Seus princípios ativos podem ser aproveitados através da infusão de folhas para chás, banhos, ou, preparo para cataplasmas.

As plantas são muito úteis no combate de infecções, insônia, estresse, dores, distúrbios intestinais, distúrbios hormonais, contusões, problemas respiratórios, baixa imunidade, emagrecimento, gripes ou resfriados, e, muitos outros tipos de doenças.

Benefícios da Fitoterapia

Gosta muito de massagem? Então curta!

BENEFÍCIOS DA FITOTERAPIA

Um dos maiores benefícios da fitoterapia, e motivo pelo qual muitas pessoas têm se interessado pelo tratamento, é a forma natural utilizada para manipular as plantas. O processo utilizado pela fitoterapia é popular, e não farmacológico, o que significa que o produto desta manipulação é livre de elementos sintéticos.

Os elementos sintéticos, que constituem os medicamentos tradicionais, potencializam a ação ativa da matéria prima contra as doenças oferecendo um prazo mais curto para a cura, mas, podem oferecer também, dependência e reações adversas, que vão desde um desconforto estomacal a alergias na pele, entre outros sintomas típicos.

Já, a atuação dos chás, cataplasmas, e outros tipos de preparos produzidos pela fitoterapia, possuem ação mais lenta no organismo, e oferecem menos riscos de dependência química, enquanto as reações adversas são bem menos freqüentes.

COMO FAZER USO DA FITOTERAPIA

Embora seja comum o uso de plantas como tratamento complementar ou alternativo sem a necessidade de receita médica, é importante consultar um terapeuta experiente no assunto. Algumas plantas podem alterar a pressão arterial das pessoas, prejudicar mulheres grávidas e até provocar danos graves à saúde.

O mau uso das plantas como medicamento para a cura de doenças, também pode implicar no comprometimento do tratamento e credibilidade da terapia. Quando não se obtém o resultado desejado com o uso da fitoterapia, compromete-se o trabalho de terapeutas competentes e dedicados.

Leia também: Vantagens e desvantagens da fitoterapia

Em um estudo realizado pela UFPE, em uma comunidade com 47 mulheres, 36 delas disseram que utilizavam plantas medicinais da forma recomendada por parentes. As plantas mais citadas foram: capim santo, boldo, hortelã, erva cidreira, cana da índia, erva doce, aroeira, canela, colônia, espirradeira, mastruz e sabugueiro.

CONCLUSÃO

Como pudemos observar, a fitoterapia possui diversos benefícios para nossa saúde, porém, antes de iniciarmos qualquer tratamento, devemos sempre procurar um profissional da área para que não tenhamos nenhuma surpresa desagradável, pois mesmo que natural, se não for realizado o tratamento com os devidos cuidados, ao invés de benefícios pela fitoterapia, podemos ter nossa saúde prejudicada pelo mau uso da terapia.

VOCÊ JÁ CONHECIA ESTES BENEFÍCIOS DA FITOTERAPIA? COMENTE!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA FITOTERAPIA
5 (100%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *