QUAL A ORIGEM DA ACUPUNTURA?

A acupuntura é uma pratica milenar que hoje já é reconhecida pela OMS

Muito praticada e difundida, a acupuntura vem conquistando um grande espaço no Brasil. Porém, você sabe qual a origem da acupuntura?

A acupuntura é um tratamento terapêutico natural identificado na China há pelo menos 4000 AC. Artefatos encontrados por arqueólogos, que datam da Pré História, constatam que a humanidade já possuía os conhecimentos da acupuntura e estimulava os pontos meridianos do corpo para aliviar dores e tensões.

Para embasar tal afirmação, os arqueólogos mencionaram a descoberta de pedras “Bíans”, que por possuir um formato pontiagudo, teriam sido utilizadas como ferramentas para causar pressão sobre os pontos definidos como meridianos.

Há 1000 anos AC, já existiam as agulhas de bronze, e, durante a época de Confúcio extinguiu-se o pensamento que relacionava os espíritos às doenças, sendo este substituído pela filosofia, Budismo e Taoísmo. Nesta época houve um considerável desenvolvimento do pensamento chinês, e ocorreu um grande avanço sobre a escrita.

Origem da acupuntura

Gosta muito de massagem? Então curta!

LIVROS HISTÓRICOS SOBRE A ACUPUNTURA

Os principais livros que demonstram como o tratamento era entendido e aplicado, constam do ano de 221 AC a 206 AC. Os dois livros seriam o mesmo, divididos em duas partes. A primeira parte tem relação com a medicina e os conhecimentos que o “Imperador Amarelo” havia adquirido naquela época, enquanto o outro, dizia respeito à acupuntura. O segundo livro trata do assunto sobre a técnica terapêutica como um manual explicativo.

Durante a idade média, quando a China se tornou unificada, o conhecimento se popularizou e se expandiu por diversas partes do Oriente.

A ACUPUNTURA NO BRASIL

No século XVI, os monges Jesuítas trouxeram as técnicas de acupuntura para o Brasil, mas a sua popularização alcançou diversas regiões do país somente após a chegada dos imigrantes chineses. Em 1812 D João VI autorizou que 2 mil imigrantes chineses atuassem como trabalhadores em plantações experimentais para a produção de ervas para chá.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), admite a utilização das técnicas de acupuntura como tratamento complementar para diversas doenças.

No Brasil, ainda não há regulamentação da profissão de acupunturista em lei. Nosso país não reconhece como profissional, nem mesmo chineses com formação no próprio país de origem. Os conhecedores da técnica realizam cursos técnicos ou cursos livres sobre o tema.

VOCÊ JÁ CONHECIA A ORIGEM DA ACUPUNTURA? COMENTE!

QUAL A ORIGEM DA ACUPUNTURA?
5 (100%) 1 vote

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *