QUEM PODE FAZER DRENAGEM LINFÁTICA?

A drenagem linfática reduz medidas, trata edemas, e auxilia na redução da retenção de líquidos, mas não são todas as pessoas que podem aproveitá-la.

Você deve saber que a drenagem linfática possui muitos benefícios para nossa saúde, correto? Agora você sabe quem pode fazer drenagem linfática e aproveitar todos estes benefícios?

A técnica de drenagem linfática auxilia a função dos gânglios linfáticos que atuam na liberação das toxinas e retenção de líquidos. É especialmente utilizada por pessoas que acabaram de passar por processos cirúrgicos, mulheres em gestação, pessoas em fase de emagrecimento ou, mulheres com sintomas de TPM.

Durante a TPM o organismo feminino costuma reter muito líquido, e algumas mulheres apresentam um sobrepeso de até 4 kg durante esta fase. O acúmulo de líquidos nos períodos que antecedem o ciclo menstrual aumentam os sintomas de estresse e nervosismo feminino.

Mulher recebendo drenagem linfática

COMO É FEITA A DRENAGEM LINFÁTICA

Este tipo de massagem não é vigorosa, a pressão é praticada na medida certa, e as mãos do profissional costumam deslizar até os pontos onde os gânglios linfáticos estão situados. Os gânglios linfáticos se situam principalmente na região das axilas, pescoço e virilhas.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Uma pressão inadequada sobre os gânglios linfáticos poderiam causar a danificação dos mesmos e prejudicar a sua função.

QUEM PODE FAZER DRENAGEM LINFÁTICA

A drenagem linfática pode ser aproveitada por pessoas que apresentam cansaço extremo, inchaço, retenção de líquidos, ou, que passaram por processos cirúrgicos como parto e cirurgias plásticas. Após a implantação de próteses mamárias ou lipoaspiração, ocorre um processo inflamatório que gera um excesso de líquidos fora dos vasos e das células conhecido como edema. Este edema precisa ser tratado para uma recuperação mais rápida do paciente e menos incômodo físico.

Mulheres que sentem dores nas coxas e bumbum por conta das celulites, também se aproveitam dos benefícios da drenagem linfática, pois a técnica alivia o problema.

Praticamente todas as pessoas podem se beneficiar da drenagem linfática, salvo aquelas com diagnóstico de câncer, flebite, asma brônquica, bronquite asmática, infecções graves ou agudas, aquelas que apresentam uma parte do corpo inchada com vermelhidão e dor local, aquelas com mal estar, pessoas que sofrem da síndrome seno carotídeo, hipertiroidísmo, hipertensão e, insuficiência cardíaca.

PROFISSIONAL QUE PODE APLICAR A DRENAGEM LINFÁTICA

Após ver quem pode fazer drenagem linfática e aproveitar todas as indicações que a técnica possui é importantíssimo que profissionais certificados e experientes sejam procurados.

Massoterapeutas, fisioterapeutas e esteticistas são os profissionais mais capacitados para obter resultados satisfatórios sobre a drenagem linfática, e de modo seguro.

QUEM PODE FAZER DRENAGEM LINFÁTICA?
4.14 (82.86%) 14 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

11 Comentários em QUEM PODE FAZER DRENAGEM LINFÁTICA?

  1. Rosemeri da Silva Sena disse:

    Gostaria de receber imagens sobre drenagens linfáticas, somente p mim obrigada

  2. Adriana Lins da Silva Maia disse:

    Muito bom o artigo.

  3. oselia fontes disse:

    eu massoterapeuta e gostei desse blog.

  4. oselia fontes disse:

    eu sou massoterapeuta e gostei muito desse blog.

  5. maria das dores ramos de almeida disse:

    eu sou massoterapeuta gostei do blog

  6. lovani leuze disse:

    eu tenho pressao alta posso fazer masssagem para reduzir gordura abdominal?

  7. Giselle disse:

    Fiz um drenagem linfática e agora sinto dores nas axilas e peito. E minha veia entre braço e axilas estão dilatados serar que foi da massagem?

  8. Tatiane disse:

    Gostaria de saber prq asmáticos não pode fazer drenagem

  9. Atlética FISIOUESPI disse:

    De acordo com a resolução COFFITO 08/1978 e a resolução Crefito -3 nº 27/2007, apenas fisioterapeutas podem fazer drenagem linfática. Cuidado para não se deixar enganar!

    • Renato M. Veras Massoterapeuta disse:

      Mentira, essa resolução não seguiu em frente, ela não pode passar por cima das determinações do MEC e da CBO-MTE. Isso é campanha de intimidação que os fisioterapeutas tentaram fazer com massoterapeutas e com esteticistas em 2011.

      Aplico DLM, e fiscal do crefito não entra no meu espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *