SIPAT – UM EVENTO ONDE O MASSOTERAPEUTA DEVE ATUAR

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é um dos principais eventos voltados à saúde e segurança no trabalho e abre muitas portas para o massoterapeuta atuar

Ainda hoje ouvimos notícias de trabalhadores que perderam a vida ou ficaram inutilizados por causa de um acidente de trabalho, escutamos também pessoas testemunhando que devido a uma doença ocupacional não podem mais exercer a sua profissão, mas tudo isso pode ser mudado com algumas ações obrigatórias em todas as empresas, como a SIPAT.

SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes, essa ação oferece aos funcionários de empresas de todos os portes, informações para evitar os mais diversos tipos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essa semana conscientiza os trabalhadores dos perigos a que estão expostos e cuidados que devem ter no trabalho, e isso é feito através de dinâmicas, gincanas, sorteios de brindes, palestras e outros meios.

Este é um dos principais eventos realizados em empresas e o massoterapeuta deve se atentar a isto, pois esta ação abre muitas frentes de oportunidades para atuação do profissional.

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

QUEM ORGANIZA A SIPAT?

A SIPAT é organizada pela CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, em parceria com o SESMT, Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, tanto a CIPA como o SESMT, devem fazer parte da empresa que será realizada a SIPAT.

Gosta muito de massagem? Então curta!

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes é obrigatória em todas as empresas possuem CIPA e deve ser realizada uma vez por ano, no decorrer de uma semana e no horário de trabalho, porque é considerada um treinamento com o objetivo de levar informação e conscientização sobre saúde e segurança.

Empresas que não cumprirem a lei que obriga a realização da SIPAT, todos os anos, podem ser multadas e enfrentarem graves problemas com a justiça.

FUNÇÃO DA SIPAT

A principal função da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), é conscientizar os funcionários das empresas, a respeito dos perigos existentes no ambiente de trabalho e os métodos de segurança que podem ser adotados para evitar acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Essa conscientização é feita através de diversas ações, como: dinâmicas, atividades motivacionais, gincanas, sorteios de brindes, teatro, palestras e outros. As palestras que fazem parte da SIPAT, contam com profissionais renomados nas mais variadas áreas, principalmente em segurança do trabalho, além de explicarem os perigos e as formas de segurança, as palestras proporcionam debates, os profissionais podem fazer perguntas, tirar dúvidas e até fazer reclamações.

Todos os trabalhadores devem fazer parte das palestras da SIPAT, pois é para o bem deles, porque eles podem aprender tudo sobre planejamento familiar, prevenção de doenças e incêndios, o uso correto dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) e também, os trabalhadores ficam por dentro das consequências do consumo de álcool, fumo e outras drogas.

COMO O MASSOTERAPEUTA PODE ATUAR NA SIPAT

Além da tradicional Quick Massage, o massoterapeuta pode atuar na SIPAT como palestrante na área de saúde e bem estar, pois esta é uma especialidade deste profissional.

Muitas empresas já abrem espaço para que o massoterapeuta possa contribuir com seus conhecimentos abordando temas sobre Qualidade de Vida no Trabalho, combate ao estresse, entre outros.

Claro que, para atuar como palestrante, é necessário que a pessoa tenha desenvoltura e habilidade de falar em público, para que consiga transmitir a informação de forma clara e objetiva.

Para os profissionais que não possuem tal habilidade, a SIPAT é um dos eventos que mais abrem oportunidades de atuar com massagem, pois além da Quick Massage, outras técnicas como Shiatsu, Reflexologia e até mesmo a Auriculoterapia já vêm ganhando espaço entre as empresas brasileiras.

CONCLUSÃO

Em resumo, a SIPAT é muito importante para o bom funcionamento das empresas de pequeno, médio e grande portes, porque conscientiza os profissionais e os donos das empresas, que é essencial ter cuidado e tomar todas as precauções para evitar de todas as formas, os acidentes e doenças provocadas no trabalho.

Como o massoterapeuta é um profissional especializado em saúde e bem estar, a SIPAT é um evento que o massoterapeuta deve encarar como uma excelente forma de conquistar seu espaço.

SIPAT – UM EVENTO ONDE O MASSOTERAPEUTA DEVE ATUAR
5 (100%) 3 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

7 Comentários em SIPAT – UM EVENTO ONDE O MASSOTERAPEUTA DEVE ATUAR

  1. Patrícia Inês farias disse:

    Obrigado pela informação. ..

  2. Ama disse:

    Boa dica, gratidão. Mais como eu faço para oferecer meu serviço, com Quick Massage nas empresa? Como chegar?

  3. ismael peçanha abreu disse:

    bom dia, como faço para atuar nesta area da sipat.

  4. Ana disse:

    Boa dica, gratidão. Mais como eu faço para oferecer meu serviço, com Quick Massage nas empresa? Como chegar?

  5. Lucilia Romana Vieira disse:

    muito interessante, esse artigo. gosto de tudo relacionado a massoterapia. e recomendo.

  6. Renato Marreira Veras disse:

    Texto bem explicativo.

    Realizar palestras e workshops demonstrativos é a função do massoterapeuta em um SIPAT. Existem muitos métodos de massoterapia, terapias corporais ou de recursos que podem ser utilizadas de forma rápida e com resultados satisfatórios nas empresas.

  7. Edson Oliveira disse:

    Otima materia…
    Excelente informacao acerca da massoterapia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *