VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FITOTERAPIA

O que difere um remédio do veneno é sua dose

Como abordamos no artigo “O que é fitoterapia e para que serve“, a fitoterapia trata de cuidar da saúde através das propriedades naturais das plantas.
Embora cada população tenha desenvolvido seu próprio método de fitoterapia, utilizando chás naturais ou cataplasmas, o método se tornou popular a partir do imperador chinês Cho-Chin-Kei. Ele descreveu as propriedades naturais do Ginseng e da Cânfora pela primeira vez em 3000 AC.

A busca pela medicina alternativa e complementar tem aumentado bastante nos dias de hoje, as pessoas estão preferindo fugir dos produtos industrializados, mas vale ressaltar que o tratamento deve ser utilizado de maneira complementar.

Vantagens e desvantagens da fitoterapia

VANTAGENS DA FITOTERAPIA

A fitoterapia possui a vantagem de ser mais acessível ao público consumidor, tanto pelo preço baixo quanto pela não necessidade de receita médica. As ervas medicinais também são fáceis de serem manipuladas e as indicações de uso acompanham a embalagem do produto. Elas geralmente se encontram desidratadas, servem para infusões que devem ser tomadas ou, banhadas sobre partes do corpo.

As ervas naturais quase nunca produzem efeitos colaterais significativos quando usadas corretamente, o que acontece muito quando tomamos medicamentos manipulados de maneira farmacológica.

DESVANTAGENS DA FITOTERAPIA

O tratamento feito através da fitoterapia também possui algumas desvantagens, entre elas está a automedicação. Algumas plantas podem ser prejudiciais para quem tem pressão alta, por exemplo, ou para mulheres em estado de gestação, essas, devem ser evitadas e, indicadas somente por um terapeuta.

As plantas utilizadas em infusão para serem tomadas como chá, também não são de todo inofensivas para a saúde. Elas podem causar reações alérgicas, ou estarem contaminadas por agrotóxicos e metais pesados. O ideal é conhecer a procedência de tais plantas antes de se tornar um consumidor do produto.

Outra desvantagem também, seria a demora na obtenção de resultados a partir deste tipo de tratamento. A percepção de algum benefício só poderia ser notado após meses do tratamento.

INDICAÇÃO DA FITOTERAPIA

Há diversos benefícios do uso da fitoterapia, pois ela é indicada para combater insônia, dor de cabeça, nervosismo, vermes intestinais, problemas de pele, gripe, tosse, dor de garganta impotência, melhora da circulação sanguínea e muitas outras enfermidades, além do emagrecimento. Algumas plantas são diuréticas e possuem propriedades que aceleram o metabolismo.

CONCLUSÃO

Como vimos, há vantagens e desvantagens também no uso da fitoterapia. Vale ressaltar que não recomendamos a automedicação, pois o que difere um remédio de um veneno é a dose! Portanto, procure sempre um terapeuta especializado para garantir a eficácia do tratamento e evitar qualquer problema.

E VOCÊ? CONHECIA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FITOTERAPIA? COMENTE!

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FITOTERAPIA 5.00/5 (100.00%) 1 vote

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

2 Comentários em VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FITOTERAPIA

  1. Pedro luiz lauriano ribeiro disse:

    Maravilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *