VENTOSATERAPIA, O QUE É E PARA QUE SERVE?

A ventosaterapia é uma técnica milenar que utiliza a sucção como forma terapêutica

Desde séculos passados, os povos mais primitivos já procuravam maneiras de curar doenças. Mesmo sem as facilidades que temos hoje em dia, estes povos conseguiam resultados através de recursos da própria natureza.

Segundo registros históricos que temos conhecimento, os índios desenvolveram a técnica da ventosaterapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus e, tempos depois, os europeus desenvolveram a técnica com copos de vidro.

A grande procura por saber mais a respeito da ventosaterapia no ano de 2016 se deu por conta do maior nadador da história, o americano Michael Phelps, ter aparecido em público com as marcas características que o tratamento da ventosa deixa no corpo.

Neste artigo mostraremos mais sobre o que é o tratamento com ventosas bem como as melhores indicações da sua prática, já que esta é uma técnica não muito conhecida pelos brasileiros.
O que é ventosaterapia e para que serve

O QUE É VENTOSATERAPIA?

Segundo a terapeuta corporal holística Silvia Yamamoto, ventosaterapia é:

Gosta muito de massagem? Então curta!

“Uma técnica que consiste na aplicação de copos de vidro ou acrílico que tem como finalidade criar um vácuo e fazer uma sucção da pele.”

Ao ser realizada a sucção da pele e a musculatura para dentro do copo, o vácuo formado estimula a circulação sanguínea e com este processo são liberadas as toxinas existentes do sangue.

PARA QUE SERVE A VENTOSATERAPIA?

A ventosaterapia pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem.

Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.

Em alguns casos, o uso da técnica também é realizada com objetivos estéticos, como por exemplo o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA VENTOSATERAPIA?

Como o foco terapêutico da ventosa é controlar a corrente sanguínea, podemos destacar:

  • Desintoxicar o organismo
  • Lombalgias
  • Tratamentos para dores musculares
  • Dores abdominais
  • Cefaléia
  • Problemas digestivos
  • Hipertensão arterial

Em alguns casos, esta técnica também é utilizada na estética, como por exemplo, o uso da ventosaterapia para redução de medidas.

CONCLUSÃO

No Brasil e nos países ocidentais, a ventosaterapia ainda sofre certo preconceito, pois muitas pessoas ainda creem que esta técnica dói e/ou deixa diversos hematomas no corpo.

Por mais que recomendamos técnicas terapêuticas em nosso blog, é muito importante conhecer a técnica a fundo devido suas aplicações. Sendo assim, é importante também conhecer as indicações e contraindicações da ventosaterapia.

É fundamental conversar com seu terapeuta para tirar qualquer dúvida em relação ao atendimento e se você é terapeuta, é essencial informar bem seus clientes sobre os benefícios que estas técnicas podem trazer, bem como seus efeitos.

QUEREMOS SUA OPINIÃO: PARA VOCÊ, O QUE É E PARA QUE SERVE A VENTOSATERAPIA?

VENTOSATERAPIA, O QUE É E PARA QUE SERVE?
4.33 (86.67%) 78 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

27 Comentários em VENTOSATERAPIA, O QUE É E PARA QUE SERVE?

  1. eonice silva disse:

    gostaria de saber mais dos benificios da ventosa

  2. Adriana disse:

    Eu lembro de ver quando criança, na metade do século passado, minha avó e minhas tias aplicando ventosas nas costas dos parentes que, por seu trabalho, faziam força ou permaneciam muito tempo curvados. Elas não somente aliviavam dores, preveniam também, segundo as tias.

  3. Judite Vaz disse:

    Gostaria de saberia se esta terapia ajuda a melhorar o GLAUCOMA.
    Obrigado!

  4. Livramento Menezes disse:

    Estou curiosa com o assunto (tecnica) não conhecia

  5. Daniel Pereira da Silva disse:

    É uma técnica que serve para aliviar diversos tipos de dores,problemas digestivos,hipertensão,etc. Acredito nos resultados. As pessoas são viciadas na medicina tradicional,esperam adoecerem para se tratarem,quando deveriam preservar a saúde, cuidar da alimentação, da habitação, da saúde mental,do clima ,etc.
    Tenho desejo de fazer curso(s) nesta área ou uma pós-graduação se houver.

  6. Augusto disse:

    Ano passado essa técnica foi aplicada em mim e surtiu um resultado muito, vou procurar e fazer novamente. Recomendável… Detalhe fica um hematoma mas em questão de dias some sem precisar nem aplicar medicamento nenhum.

  7. aparecida disse:

    sou esteticista e terapeuta corporal.e quero conhecer melhor esta técnica

    • dira Magalhães rocha disse:

      Amo as vetosas temho à anos só wue eu nunca fiz curso o pouco que eu sei bobre elas so nas pesquisas pois os cursos são muito caros tenho um quite sou massoterapeuta pratico e pratiquei bastante em mim pra dores musculares e celulite é muito bom

  8. Luciana Maria gomed disse:

    Gostaria de saber se vcs ministram curso sobre a técnica

  9. luciano cypriano disse:

    Morei um tempo na china e um dia um amigo meu de la tava com manchas vermelhas nas costas e perguntei oq era e ele me explicou . na 1 vez q vc faz fica manchas pretas , na 2 e 3 roxas na 4 e 5 vermelhas ate na 7 nao fica quase nada . pq? na 1 suga inpurezas do corpo e quanto mais vc faz mais vc tira as inpurezas do corpo ate q nas ultimas ja nao tem mais oq tirar por isso as manchas ficam vermelhas claras ou seja as manchas pretas sao inpurezas q sai do corpo . na dele ja estava na 5 sessao por isso so tava levemente vermelho . achei doido demais mas nao tive oportunidade de fazer e o intervalo entre sessoes e de 1 mes pelo menos. quando vc entende q as cores vao clareando vc entende q realmente da resultado ou como explicar as mudanças de cor? e a mancha some c alguns dias , nao fica marca nenhuma.medicina chinesa e a coisa mais impressionante q conheci na china. Todos os costumes estranhos da china para nos tem algum fundamento medicinal q o brasil ta longe de entender.

  10. Catarina Pascoal disse:

    Gostaria de saber se este tratamento será bom para qm tem Fibromialgia.
    Obrigada

  11. Ênio Guimarães disse:

    Não conhecia e vi agora a matéria da Globo sobre Phelps que faz uso dessa técnica. Gostaria de saber se serve para a panturrilha e se alguém sabe se em Recife alguém aplica.

  12. raimunundo disse:

    pessoas com historia de derrame vascular ,pode fazer esta terapia ,e pessoas parapletico pode fazer tambem.

  13. Maria Helena disse:

    Tenho fribromialgia, estou fazendo esse tratamento com uma fisio, realmente funciona. Em muitos anos esse foi o primeiro tratamento que realmente valeu a pena. É como se o copo sugasse toda a dor. Na hora é bem dolorido, mas suportável e depois um alívio tão grande que vale a pena. Já usei tbém para dores reumáticas (artrite)e tbém funcionou. É maravilhoso.

  14. Silvio disse:

    E otimo faz o sngue sicula
    Tira processos inflamatorios

  15. Flora disse:

    Estou fazendo o tratamento associado a acupuntura com eletroestimulacao. Muito bom! As ventosas quando colocadas dói um pouco. Nada absurdo… após uns minutos fica anestesiado. Surpreendente. Saio das seções parecendo que fiz uma bela massagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *